terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Cientistas australianos descobrem estrela mais antiga do Universo

Astro na Via Láctea está a 6 mil anos-luz de distância da Terra.
Descoberta abre portas para questões sobre as origens do Cosmos.


Cientistas australianos descobrem a estrela mais antiga do Universo (Foto: AFP/ Space Telescope Science Institute)
Estrela seria a mais antiga do Universo (Foto:  Space Telescope Science Institute/AFP)


Cientistas australianos descobriram a estrela mais antiga já conhecida, formada "pouco depois" do Big Bang – explosão há cerca de 13,8 bilhões de anos que deu origem à expansão do Universo –, informou nesta segunda-feira (10) a imprensa local. O achado foi publicado na edição mais recente da revista "Nature".
O astro SMSS J031300.36-670839.3 fica na Via Láctea, a cerca de 6 mil anos-luz da Terra, e permitirá estudar pela primeira vez a composição química de corpos celestes primitivos. Além disso, abre portas para questionamentos sobre as origens do Cosmos.
O chefe da equipe científica que descobriu a estrela, Stefan Keller, da Universidade Nacional Australiana, disse que, para determinar a idade de um astro, leva-se em conta a quantidade de ferro presente em seu espectro de luz visível (dividido por frequências e faixas de cor). Quanto mais mineral desse tipo houver, maior a juventude do objeto.
Segundo o astrônomo, chegar a esse achado é "uma chance em 60 milhões".
"No caso da estrela que anunciamos, a quantidade de ferro era pelo menos 60 vezes menor que em qualquer outra", destacou Keller em entrevista à agência de notícias australiana AAP.
O astro foi identificado pelo telescópio SkyMapper do Observatório Sinding Spring, localizado no nordeste do país, em um projeto que pretende elaborar o primeiro mapa digital do céu austral. Pouco depois, a descoberta foi confirmada pelo Telescópio Gigante de Magalhães, no norte do Chile.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/02/cientistas-descobrem-estrela-mais-antiga-do-universo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário