sábado, 15 de fevereiro de 2014

Nasa resolve mistério de rocha em formato de 'donut' achada em Marte

Segundo Nasa, fragmento se soltou de uma rocha maior.
Rocha gerou curiosidade ao aparecer em foto do robô Curiosity.


A (Nasa, agência espacial americana) resolveu o mistério sobre uma curiosa rocha achada em Marte no final de janeiro, que parecia ter saído do nada e foi apelidada popularmente de "donut" por causa de sua aparência peculiar.
Segundo Nasa, fragmento se soltou de uma rocha maior (Foto: NASA/AP)
Segundo Nasa, fragmento se soltou de uma rocha maior (Foto: NASA/AP)


O que surpreendeu os cientistas não foi apenas seu aspecto estranho, mas, sobretudo, porque não encontravam explicação para como ela tinha aparecido, já que a rocha só é vista na segunda de duas fotografias tiradas apenas com duas semanas de diferença pelo robô Curiosity sobre a mesma porção de superfície no planeta Marte.
A Nasa pôs fim nesta sexta-feira ao mistério ao explicar que o enigmático "donut" não era mais que um fragmento que se soltou de uma rocha maior que tinha deslocado com suas rodas o próprio robô, um engenho espacial que inspeciona a superfície de Marte na busca de novas descobertas sobre este planeta desde o dia 6 de agosto de 2012.
"Uma vez que movimentamos o robô Opportunity, após inspecionar a rocha Pinnacle Island, pudemos ver diretamente de cima uma rocha que tinha a mesma aparência incomum e estranha. Nós passamos por cima - com o robô. Pudemos ver as marcas. Daí é de onde veio Pinnacle Island", disse o membro do projeto Ray Arvidson, da Universidade de Washington em St. Louis.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/02/nasa-resolve-misterio-de-rocha-em-formato-de-donut-achada-em-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário