terça-feira, 15 de abril de 2014

Acreanos registram eclipse 'Lua de sangue'

Fenômeno ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (15).
Eclipse lunar é o primeiro de uma série de quatro outros.


Henrique Anastácio acompanhou o fenônemo desde 1h desta terça-feira (15) (Foto: Henrique Anastácio/Arquivo pessoal)
Henrique Anastácio acompanhou o fenônemo desde 1h desta terça-feira (15)
(Foto: Henrique Anastácio/Arquivo pessoal)


Os acreanos tiveram a oportunidade de acompanhar, na madrugada desta terça-feira (15) um eclipse lunar conhecido como 'Lua de sangue'. Esse tipo de fenômeno ocorre quando o satélite natural se posiciona na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado. No país, o eclipse durou aproximadamente 78 minutos.
O estudante universitário Walcimar Júnior, de 24 anos, acompanhou o eclipse do quintal de casa desde às 2h30. Ele diz que permaneceu no local durante duas horas e capturou o processo até o momento que a Lua voltou à coloração normal. "Desde criança acompanho eclipses lunares. Mesmo já tendo visto umas 6 vezes, eu sempre acho um lindo espetáculo da natureza", afirma.

O empresário Henrique Anastácio acompanhou todas as mudanças na coloração da Lua de sangue (Foto: Henrique Anastácio/Arquivo pessoal)
O empresário Henrique Anastácio acompanhou todas as mudanças na coloração da Lua de sangue
(Foto: Henrique Anastácio/Arquivo pessoal)

"Achei fantástico". É dessa forma que o empresário Henrique Anastácio, de 43 anos, descreve o eclipse. Ele se diz fanático por astrologia e coleciona várias imagens da Lua em todas as fases. Nem mesmo a mudança de tempo e as nuvens carregadas em Rio Branco, durante toda a segunda-feira (14) desanimaram.
"Eu comecei a acompanhar desde 1h da manhã, porque foi a hora que o céu começou a dar uma clareada. Fiquei até às 4h20. Eu achei fantástico, porque a gente já estava esperando há algum tempo. Foi muito bom, muito gratificante", diz.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. O fenômeno visto nesta terça-feira (15) foi o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que devem ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetir apenas sete vezes neste século. O próximo está previsto para o dia 8 de outubro.
 
 
Walcimar Júnior acordou às 2h30 desta terça-feira (15) para acompanhar o eclipse lunar (Foto: Walcimar Júnior/Arquivo pessoal)
Walcimar Júnior acordou às 2h30 desta terça-feira (15) para acompanhar o eclipse lunar
(Foto: Walcimar Júnior/Arquivo pessoal)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário