quarta-feira, 23 de abril de 2014

Nasa tira 'foto' do planeta para comemorar o Dia da Terra

Imagem mostra as condições do tempo nas Américas.
Agência espacial vai promover 'selfies' em um mosaico mundial.


Imagem mostra as Américas e foi tirada às 8h45 (horário de Brasília) desta terça-feira (Foto: NASA/Divulgação)
Imagem mostra as Américas e foi tirada às 8h45 (horário de Brasília) desta terça-feira (Foto: NASA/Divulgação)


A agência espacial americana (Nasa) publicou nesta terça-feira (22) uma foto do globo terrestre para celebrar o Dia da Terra. A foto feita pelo satélite NOAA Goes-East capturou a visão das Américas.
A foto foi tirada às 8h45 (horário de Brasília) desta terça-feira e mostra nuvens e frente fria sobre a região de Montreal, no Canadá, chuvas no Noroeste dos Estados Unidos, trovoadas na linha do Equador e uma frente fria subindo do Sul do Brasil para a região Sudeste.
Os satélites GOES fornecem o tipo de monitoramento contínuo necessário para análise de dados intensivos. Descrevem uma órbita geoestacionária na qual um satélite está sempre na mesma posição em relação à rotação da Terra. Como resultado, os satélites GOES fornecem uma vigília constante para os "gatilhos" atmosféricos para condições meteorológicas severas, como tornados, inundações repentinas, tempestades de granizo e furacões.
Selfie
Para celebrar o Dia da Terra, a agência espacial americana (Nasa) reunirá uma série de "selfies" postadas em redes sociais com a hashtag #GlobalSelfie para dar forma a um inédito mosaico mundial. A agência pede que a foto seja feita segurando uma placa que vai indicar o local onde a foto foi tirada.
No comunicado, a Nasa lembra que, apesar de seus cientistas terem identificado milhares de novos planetas no universo no últimos anos, não há nenhum outro planeta que é estudado mais de perto do que a Terra.
"Com 17 missões de observação da Terra orbitando nosso planeta e várias mais que serão lançadas neste ano, a Nasa estuda a atmosfera terrestre, a terra e os oceanos em toda sua complexidade", destacou um comunicado.
Por isso, pensando em celebrar o Dia da Terra, vai montar uma coleção de autorretratos, os chamados "selfies", para criar um mosaico único das pessoas que habitam nosso planeta.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04/nasa-tira-foto-do-planeta-para-comemorar-o-dia-da-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário