quinta-feira, 29 de maio de 2014

Astronautas chegam com sucesso à estação espacial ISS

Alemão, americano e russo vão conviver por meses na órbita da Terra.
Missão vai instalar e colocar em serviço um levitador eletromagnético.


De baixo para cima, Maxim Suraev (Rússia), Reid Wiseman (EUA), e Alexander Gerst (Alemanha) (Foto: Divulgação/Nasa/Joel Kowsky)
De baixo para cima, Maxim Suraev, Reid Wiseman,
e Alexander Gerst no momento do embarque
(Foto: Divulgação/Nasa/Joel Kowsky)

O astronauta alemão Alexander Gerst, o russo Maxim Viktorovich Surayev e o americano Gregory Reid Wiseman chegaram nesta quarta-feira (28) com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), dando início à missão 'Blue Dot', informou a Nasa.
A nave Soyuz TMA-13M chegou à ISS às 21h44 (de Brasília) após decolar da base de Baikonur, no Cazaquistão, às 16h56.

Entre as tarefas da missão 'Blue Dot', que tem duração prevista de seis meses, está a instalação e colocação em serviço do levitador eletromagnético MSL-EML, uma instalação projetada na Alemanha para processar materiais no espaço sem necessidade de um recipiente, que chegará ao complexo orbital em julho a bordo do ATV-5 da ESA.

Os três astronautas se unirão na ISS à Expedição 40, integrada pelos astronautas russos Alexander Skvortsov e Oleg Artemyev e o americano Steve Swanson.

A missão recebeu o nome de 'Blue Dot' em referência à frase do astrônomo americano Carl Sagan que descrevia a Terra como um "tênue ponto azul" em uma fotografia tirada pela sonda Voyager da Nasa a seis bilhões de quilômetros de distância do planeta.

Em abril, a Nasa congelou toda interação com a Rússia, exceto na Estação Espacial Internacional, em retaliação à crise na Ucrânia que desencadeou a intervenção e posterior anexação russa da península da Crimeia.
Essa suspensão afetou todas as viagens dos trabalhadores da Nasa à Rússia, as visitas das equipes da agência espacial russa às instalações da americana, encontros bilaterais, e-mails, e videoconferências. A Rússia não tem intenção de prolongar o uso da ISS após 2020, data comprometida com a Nasa e a europeia ESA.
A Estação Espacial Internacional, um projeto que envolve 16 nações, com investimento de mais de US$ 100 bilhões, orbita a uma distância que varia entre 335 e 460 quilômetros da Terra, pesa mais de 450 toneladas, se desloca a cerca de 27 mil km/h, e teve residentes de forma contínua desde 2000.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/05/astronautas-chegam-com-sucesso-estacao-espacial-iss.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário