quinta-feira, 1 de maio de 2014

Foguete com satélite do Cazaquistão decola de base da Guiana Francesa

Veículo Vega foi lançado na noite desta terça-feira do Centro de Kourou.
Satélite vai fornecer imagens em alta resolução e deve operar por 7 anos.


O foguete europeu Vega foi lançado nesta terça-feira (29) do Centro Espacial Kourou, na Guiana Francesa, com o objetivo de lançar no espaço o primeiro satélite de observação da Terra produzido no Cazaquistão.
O voo aconteceu às 22h35, anunciou a Arianespace em um comunicado.
Pesando 830 quilos e construído pela Airbus Defense and Space, em Toulouse (sul da França), o satélite foi projetado para operar pouco mais de sete anos.
Ele terá como missão fornecer à República do Cazaquistão imagens em alta resolução para aplicações de cartografia, vigilância de recursos naturais e agrícolas, bem como apoiar operações de segurança em caso de catástrofes naturais.
Capaz de levar até 1,5 tonelada em órbita baixa (700 km de altitude), o Vega visa o mercado de pequenas cargas úteis, principalmente satélites institucionais de observação da Terra.
Este pequeno lançador tem, sobretudo, a vocação de garantir o acesso da Europa ao espaço neste setor. Vega completa a gama de lançadores operados desde Kourou, ao lado do peso-pesado Ariane 5 ECA (até 9,5 toneladas em órbita de transmissão geoestacionária) e do mítico Soyuz russo (até 3 toneladas), que já soma sete lançamentos da Guiana Francesa.


Foguete Vega decolou na noite desta terça-feira do Centro Espacial Kourou, na Guiana Francesa (Foto: P. Baudon/ESA CNES Arianespace/AFP)
Foguete Vega decolou na noite desta terça-feira do
Centro Espacial Kourou, na Guiana Francesa
(Foto: P. Baudon/ESA CNES Arianespace/AFP)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04/foguete-com-satelite-do-cazaquistao-decola-de-base-da-guiana-francesa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário