quarta-feira, 28 de maio de 2014

Foguete Soyuz decola com 'novos moradores' da estação espacial ISS

Foguete foi lançado do Cazaquistão nesta tarde, pelo horário de Brasília.
Alemão, americano e russo vão conviver por meses na órbita da Terra.


O foguete Soyuz decola do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, levando três novos tripulantes para a Estação Espacial Internacional (ISS) (Foto: Dmitry Lovetsky/AP)
O foguete Soyuz decola do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, levando três novos tripulantes para a Estação Espacial Internacional (ISS) (Foto: Dmitry Lovetsky/AP)
Um foguete Soyuz decolou às 16h57 (horário de Brasília) desta quarta-feira (28) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com a nova equipe de astronautas que vão morar na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Desta vez seguem à ISS o alemão Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA), o americano Reid Wiseman, da agência espacial americana (Nasa), e o cosmonauta russo Max Suraev.
Outros três astronautas, que já estão na ISS desde 27 de março, darão as boas-vindas aos novos tripulantes na madrugada de quinta-feira (29), hora do Brasil.
Enquanto aguarda a chegada do trio, a atual tripulação está conduzindo vários projetos de pesquisa.
Um deles busca observar de que forma a pele se adapta a um ambiente sem gravidade, além dos mecanismos de regeneração nesse ambiente. O objetivo é entender por que existe um processo acelerado de envelhecimento em astronautas vivendo no espaço.
Em outro projeto, a equipe está avaliando a viabilidade de cultivar vários tipos de salada na ISS para o consumo de futuras tripulações. Isso possibilitaria uma fonte de alimentos frescos e também uma ferramenta de recreação para a tripulação.
Eles também estão estudando os impactos de partículas no exterior da estação espacial, para identificar impactos e riscos aos sistemas da ISS.

De baixo para cima, Maxim Suraev (Rússia), Reid Wiseman (EUA), e Alexander Gerst (Alemanha) (Foto: Divulgação/Nasa/Joel Kowsky)
De baixo para cima, Maxim Suraev (Rússia), Reid
Wiseman (EUA), e Alexander Gerst (Alemanha)
(Foto: Divulgação/Nasa/Joel Kowsky)

Sacerdote ortodoxo russo abençoa a nave Soyuz YMA1-13M, que deve decolar nesta quarta-feira do Cazaquistão rumo ao espaço (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)
Sacerdote ortodoxo russo abençoa a nave Soyuz YMA1-13M, antes de ela decolar nesta quarta-feira do Cazaquistão rumo ao espaço (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)

Foguete Soyuz antes de ser preparado para o lançamento desta quarta-feira (28) (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)
Foguete Soyuz antes de ser preparado para o lançamento desta quarta-feira (28) (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/05/foguete-soyuz-decola-com-novos-moradores-da-estacao-espacial-iss.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário