sábado, 28 de junho de 2014

Nasa lança balão com protótipo de sistema de pouso para idas a Marte

Nave experimental foi lançada de instalação da Marinha dos EUA no Havaí.
Nasa diz que o paraquedas supersônico do veículo é o maior já testado.


Um balão de hélio carregando uma nave experimental da Nasa em forma de disco foi lançado de uma instalação da Marinha dos Estados Unidos em Kauai, no Havaí, neste sábado (28), para testar sistemas de pouso para futuras missões a Marte.
O balão – grande o suficiente para encher o estádio de futebol Rose Bowl, em Pasadena, Califórnia – decolou às 2h40 do horário local para uma subida estimada em três horas, para 120 mil pés (36.576 metros) acima do Oceano Pacífico.
O lançamento, que foi adiado seis vezes neste mês por clima inadequado, foi transmitido ao vivo pela Nasa Television.
Uma vez em posição correta, a nave em forma de disco será libertada do balão para que seu motor de foguete possa fazer o veículo subir até 180 mil pés (54,9 mil metros).
Em seguida, um escudo em forma de rosquinha será inflado, desacelerando o veículo de 4.828 km/h para cerca de metade desta velocidade.
Finalmente, um grande paraquedas de 34 metros de diâmetro será acionado para transportar o veículo para um pouso controlado no oceano.
"É o maior paraquedas supersônico que nós já testamos", disse Dan Coatta, engenheiro da Nasa. O objetivo do teste é colocar o protótipo do sistema de pouso em condições que seriam experimentadas em Marte.

Balão da Nasa com protótipo de sistema de pouso é içado no Havaí (Foto: JPL-Caltech/Nasa)
Balão da Nasa com protótipo de sistema de pouso
é içado no Havaí (Foto: JPL-Caltech/Nasa)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/06/nasa-lanca-balao-com-prototipo-de-sistema-de-pouso-para-idas-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário