domingo, 28 de setembro de 2014

Aterrissagem da sonda Rosetta em cometa será em novembro

Sonda chegou ao cometa Churiumov Guerasimenko após 10 anos.
Em novembro, a sonda enviará o robô Philae à superfície do cometa.


Concepção artística da Rosetta liberando sonda Philae ao cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko (Foto: ESA–C. Carreau/ATG medialab)
Concepção artística da Rosetta liberando sonda Philae ao cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko (Foto: ESA–C. Carreau/ATG medialab)

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) fixou nesta sexta-feira (26) em 12 de novembro a data para a primeira aterrissagem da história em um cometa, que será feita pela sonda Rosetta.
Para a primeira tentativa de aterrissagem no chamado "ponto J", o módulo Philae se separará da Rosetta quando a sonda estiver a uma distância de 22,5 quilômetros do centro do cometa Churyumov-Gerasimenko às 5h35, horário de Brasília, do dia 12 de novembro. A aterrissagem deve ocorrer sete horas mais tarde.
A confirmação da chegada do módulo nas estações terrestres chegará por volta das 13h, levando em conta que um sinal da Rosetta leva 28 minutos e 20 segundos para chegar à Terra.
Também é possível se recorrer a uma solução alternativa, em que a sonda desceria no chamado "ponto C". Neste caso, a separação do Philae aconteceria às 10h04, horário de brasília, a uma distância de 12,5 quilômetros do cometa e a aterrissagem ocorreria quatro horas depois, de modo que o sinal na Terra chegaria às 14h30.
A ESA confirmará definitivamente em 14 de outubro qual dessas duas opções prefere, após uma série de avaliações sobre a base das imagens de alta resolução dos dois locais de aterrissagem possíveis.
Uma vez que se tenha separado da Rosetta, o módulo disporá de uma autonomia de energia de dois dias e meio com sua pilha de combustível e, quando esta se esgotar, se alimentará de seus painéis solares.
Graças a seus 11 instrumentos científicos, o módulo estudará o cometa e seu ambiente enquanto cobre sua órbita elíptica em torno de Júpiter, que demora 6,5 anos para percorrer.
A Rosetta, por sua vez, realizará uma observação à distância do cometa com uma série de sobrevoos nas proximidades de seu núcleo.
A sonda está há dez anos viajando pelo espaço para tentar obter respostas sobre a origem do Sistema Solar.
Os pesquisadores centraram sua atenção nos cometas, aos quais consideram "cápsulas do tempo" porque se formaram na origem do Sistema Solar há cerca de 4,5 bilhões de anos, embora desde então se afastaram da estrela.

Foto de 3 de agosto feita pela sonda Rosetta mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a 285 km de distância (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team / AFP)
Foto de 3 de agosto feita pela sonda Rosetta mostra
o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
(Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team / AFP)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/aterrissagem-da-sonda-rosetta-em-cometa-sera-em-novembro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário