quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Em órbita, Cbers-4 envia primeiras imagens à Terra nesta segunda

Imagens produzidas devem ser geradas às 21h, no horário de Brasília.
Satélite sino-brasileiro foi lançado no domingo (7) de base na China.


Cbers-4 foi lançado pelo foguete Longa Marcha 4B da base de Taiyuan, na China. (Foto: Divulgação/INPE)
Cbers-4 foi lançado pelo foguete Longa Marcha 4B da base de Taiyuan, na China. (Foto: Divulgação/INPE)

O satélite sino-brasileiro Cbers-4 deve enviar nesta segunda-feira (8), às 21h, horário de Brasília, as primeiras imagens de teste à Terra. O material será apresentado nesta terça (9), na base espacial Taiyuan, na China - de onde o equipamento foi lançado ao espaço na madrugada de domingo (7).
As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pela produção do satélite no Brasil. Segundo o órgão, o Cbers funciona conforme o esperado.
De acordo com o pesquisador João Vianei Soares, responsável pelas aplicações do satélite, a órbita do satélite ainda vai passar passar por um período de ajustes, previstos anteriormente. “A fase que chamamos de comissionamento dura, ao todo, três meses. Mas o Cbers já está em funcionamento”, explicou.

O satélite é equipado com quatro câmeras de alta resolução, entre elas a MUX, primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil. “Uma imagem é gerada em apenas cinco minutos para uma base solicitante, como a de Cachoeira Paulista(SP), por exemplo", afirmou Soares.
O Cbers tem capacidade de 15 minutos de gravação por dia e viaja a uma velocidade de 4,2Km por segundo, informou Soares. O satélite vai dar 14 voltas no planeta por dia.

Mapeamento
As câmeras do Cbers vão enviar imagens de áreas que variam de 120 km a 860 km de extensão. As imagens possibilitarão o mapeamento de áreas agrícolas, geológicas e monitoramento de áreas de desmatamento de quase 90% do território da América do Sul e também da China.
“Disponibilizaremos também, gratuitamente, para alguns países da África, imagens do continente africano. [Isso ocorre] graças a parcerias governamentais”, explicou o pesquisador do Inpe.

Satélite Cbers4 (Foto: G1/Arte)

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/12/em-orbita-cbers-4-envia-primeiras-imagens-terra-nesta-segunda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário