quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cientistas descobrem buraco negro 12 bilhões de vezes maior que o Sol

Buraco negro formou-se quando universo tinha apenas 6% da idade atual.
Descobrir buracos negros dos primórdios do universo é algo raro.


 Concepção artísitca de um quasar com um buraco negro supermaciço no  universo distante  (Foto: Zhaoyu Li/Shanghai Astronomical Observatory)
Concepção artísitca de um quasar com um buraco negro supermaciço no universo distante (Foto: Zhaoyu Li/Shanghai Astronomical Observatory)

Um grupo de cientistas descobriu um buraco negro com uma massa aproximadamente 12 bilhões de vezes maior que a do Sol, segundo publicou nesta quarta-feira (25) a revista britânica "Nature".
A equipe detectou um quasar que contém um buraco negro supermaciço em seu interior e que pertence a uma época na qual o universo tinha cerca de 900 milhões de anos, apenas 6% da idade atual do universo, de 13,6 bilhões de anos.
Esta descoberta poderia questionar determinadas teorias sobre a formação e o crescimento dos buracos negros e das galáxias.
O buraco negro de grande massa está localizado no coração de um quasar ultraluminoso, um corpo celeste de pequeno diâmetro e grande luminosidade que emite grandes quantidades de radiação.
Após analisar a descoberta, o grupo de astrônomos considera que o buraco negro se originou a cerca de 900 milhões de anos depois do Big Bang, algo que consideraram "particularmente surpreendente".
A descoberta e o estudo posterior foram realizados por uma equipe de astrônomos da universidade de Pequim e coordenado por Xue-Bing Wu, professor do departamento de astronomia dessa universidade.
Descoberta rara
Gráfico mostra representação de quasares distantes conhecidos; quanto mais à direita, maior a massa de seu buraco negro e quanto mais ao alto, maior a luminosidade. Círculo vermelho representa o quasar recém-descoberto J0100+2802 (Foto: Zhaoyu Li/Shanghai Astronomical Observatory)
Gráfico mostra representação de quasares distantes conhecidos; quanto mais à direita, maior a massa de seu buraco negro e quanto mais ao alto, maior a luminosidade. Círculo vermelho representa o quasar recém-descoberto J0100+2802 (Foto: Zhaoyu Li/Shanghai Astronomical Observatory)

Xue-Bing Wu e sua equipe realizaram um acompanhamento do quasar utilizando dados de projetos de inspeção e estudos como o SDSS (exploração Digital do Espaço Sloan) e o 2MASS (Reconhecimento em dois micrometros do céu completo).
Além disso, os astrônomos também utilizaram dados do estudo da Nasa Wide-Field Infrared Survey Explorer (WISE), um projeto que lançou um telescópio espacial em 2009 para estudar a radiação infravermelha.
O astrônomo do Max Planck Institute for Astronomy Bram Venemans reagiu em artigo da "Nature" à descoberta e afirmou que "descobrir buracos negros pertencentes ao início dos tempos cósmicos é algo estranho".
Apesar da raridade desta descoberta, Venemans especificou que "a tecnologia atual e futura dará a possibilidade da ciência conhecer as características do universo durante as primeiras centenas de milhões de anos depois do Big Bang".
Segundo a cosmologia atual, a origem do universo se remonta à grande explosão de um ponto de densidade infinita que gerou a matéria, o espaço e o tempo.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/02/cientistas-descobrem-buraco-negro-12-bilhoes-de-vezes-maior-que-o-sol.html

Um comentário:

  1. Bom dia, Tainá!!!! Fiquei muito alegre com a publicação dessa notícia!!!! E o meu contentamento se deve pelo que eu teorizei, faz um tempão e, aqui no seu blog, na página "Sua Teoria Aqui!", podendo ser acessada lá no topo, você gentilmente me deixou publicá-la, coisa que agradeço sempre e ali, eu explano essa minha teoria sobre o buraco negro e o buraco branco (quasar) também!!!!! Como não aceito que buraco seja um caroço, nas minhas pesquisas eu cheguei à conclusão de que esse objeto chamado de buraco negro, é um vórtice, um tornado espacial composto de uma parte responsável pela aspiração de matéria e energia ( o buraco negro), um túnel que liga essa parte a outra, a saída, um buraco branco (quasar) que é responsável pela devolução de todo o material vindo da zona de aspiração!!!! Bem, esse artigo, como eu falei, encontra-se publicada aqui no seu blog!!!!
    Sofri muita reprimenda por parte dos cientistas, matemáticos e/ou amantes da astronomia, física e comentaristas de plantão!!!!
    Eu posso estar errado, bem sei disso, mas se não estava satisfeito com aquela explicação do buraco negro dada pelos astrônomos e astrofísicos lá no começo da descoberta desses objetos espaciais, por não concordar com eles, é que, somente para não ficar no... "sou contra", foi que desenvolvi essa ideia do tornado espacial e, nos dias atuais, com todo esse avanço da ciência e tecnologia de que se dispõe, então, de descoberta em descoberta, de notícia em notícia como essa novinha aqui, para o meu contentamento, vejo que esse pessoal que antes não aprovavam a minha ideia, sei não, mas acho que vão ter que dar a mão à palmatória e aprovarem o que eu sempre teorizei de que o buraco negro é um vórtice, um... tornado espacial!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir