sábado, 14 de fevereiro de 2015

Missão da Nasa envia imagens inéditas de Plutão com uma de suas luas

Capturadas a 200 milhões de km de distância, fotos marcam contagem regressiva para aproximação que culminará em julho.

Plutão e a lua são apenas as manchas brancas registradas pela sonda a 200 milhões de km do planeta anão  (Foto: Nasa JHU APL SWRI)
Plutão e a lua são apenas as manchas brancas registradas pela sonda a 200 milhões de km do planeta anão (Foto: Nasa JHU APL SWRI)

A sonda robótica New Horizons, da Nasa, enviou as primeiras imagens de Plutão e sua lua gigante, Charon.
São as primeiras fotos enviadas desde que a missão da Nasa começou sua contagem regressiva para chegar perto do planeta anão em julho.
Plutão e seu satélite aparecem como manchas brancas nas fotos, que foram tiradas de uma distância de 200 milhões de quilômetros.
Mas em maio, a missão New Horizons deverá enviar fotos melhores do planeta anão – que está a 5 bilhões de quilômetros da Terra.
Por enquanto, não há muitas descobertas ou conclusões científicas que possam ser feitas com essas fotos iniciais.
A principal utilidade das imagens é garantir que a sonda esteja alinhada corretamente para o encontro histórico marcado para pouco mais de cinco meses, quando a sonda chegará perto de Plutão.
Os controladores da missão agora conduzirão uma série de pesquisas óticas de navegação. Eles querem garantir que a New Horizons não esteja indo, por engano, na direção de algum detrito próximo ao sistema de Plutão – especialmente, quando a sonda viaja a 13 km/s.
Plutão e a lua são apenas as manchas brancas registradas pela sonda a 200 milhões de km do planeta anão
Fotos

Concepção artísitca da espaçonave New Horizons, atualmente em rota rumo a Plutão, é mostrada nesta imagem divulgada pela Nasa (Foto: Reuters/Science@NASA)
Concepção artísitca da espaçonave New Horizons, atualmente em rota rumo a Plutão, é mostrada nesta imagem divulgada pela Nasa (Foto: Reuters/Science@NASA)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/02/missao-da-nasa-envia-imagens-ineditas-de-plutao-com-uma-de-suas-luas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário