quarta-feira, 15 de abril de 2015

Cientistas encontram glaciares sob superfície de Marte

Suspeita-se que glaciares estejam intactos por grossa capa de poeira.
Pesquisa aponta que volume de água congelada é de 150 bilhões de m³.


Marte tem milhares de glaciares enterrados sob sua superfície, água congelada suficiente para cobrir o planeta com uma capa de gelo de 1,1 metro, disseram cientistas nesta quarta-feira (8).
Os glaciares estão em duas faixas nas latitudes centrais dos hemiférios norte e sul.
A informação de radar, recolhida pelos satélites que orbitam o planeta, combinada com modelos de computadores de fluxos de gelo, mostra que Marte tem 150 bilhões de metros cúbicos de água congelada, segundo um estudo publicado na edição desta semana da revista Geophysical Research Letter.
"O gelo nas latitudes médias é, portanto, uma parte importante das reservas de água de Marte", disse a pesquisadora do Instituto Neils Bohr, Nanna Bjornholt Karlsson, da Universidade de Copenhague, em comunicado.
Os cientistas têm tentado descobrir como Marte se transformou de um planeta úmido e supostamente semelhante à Terra nos seus primeiros estágios num deserto frio e seco atualmente.
Bilhões de anos atrás, Marte, que não tem um campo magnético protetor global, perdeu grande parte de sua atmosfera. Há várias iniciativas para determinar a quantidade de água do planeta que desapareceu e quanto continua na forma de gelo nas reservas subterrâneas.
Cientistas suspeitam que os glaciares permaneceram intactos porque estão protegidos sob uma grossa capa de poeira.
Além da evidência de leitos de rios, córregos e minerais, os cientistas que estudavam reveladoras moléculas na atmosfera de Marte no mês passado concluíram que o planeta provavelmente teve um oceano de mais de 1,5 quilômetro de profundidade que cobria quase a metade do seu hemisfério norte.
Marte perdeu 87% dessa água, disseram os cientistas. Atualmente, a maior reserva conhecida de água do planeta está nas suas capas polares.
Imagem feita pelo equipamento indiano mostra o planeta Marte (Foto: Divulgação/Twitter/@MarsOrbiter)
Imagem feita por equipamento indiano mostra o
planeta Marte (Foto: Divulgação/Twitter/@MarsOrbiter)
 

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/cientistas-encontram-glaciares-sob-superficie-de-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário