quarta-feira, 17 de junho de 2015

Galáxia superbrilhante recebe nome em homenagem a Cristiano Ronaldo

Galáxia foi nomeada CR7, como é conhecido jogador de futebol português.
Há evidências de que ela contenha estrelas da primeira geração.


Concepção artística de CR7, a galáxia mais brilhante do Universo primordial: nome foi homenagem a jogador Cristiano Ronaldo (Foto: ESO/M. Kornmesser)
Concepção artística de CR7, a galáxia mais brilhante do Universo primordial: nome foi homenagem a jogador Cristiano Ronaldo (Foto: ESO/M. Kornmesser)

Um grupo internacional de astrônomos descobriu a galáxia distante mais brilhante e luminosa já encontrada no Universo. Há evidências de que ela contenha estrelas da primeira geração, que teriam sido formadas pelo material primordial do Big Bang. A descoberta foi feita por uma equipe liderada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade de Lisboa
Chamada de Cosmos Redshift 7, ou simplesmente CR7, sigla adotada em homenagem ao astro do futebol português Cristiano Ronaldo, ela é três vezes mais brilhante do que a atual detentora desse recorde até o momento, a galáxia Himiko, a 13 bilhões de anos luz da Terra, conforme o comunicado divulgado pela universidade.
A descoberta foi feita com o auxílio do Very Large Telescope (VTL) do Observatório Austral Europeu (ESO).
"Decidimos acompanhar um caminho totalmente diferente do resto do mundo e fizemos um mapa de grandes áreas do céu. Sabíamos que o risco de buscar onde ninguém procurava podia ser facilmente compensado por descobertas inesperadas", disse o líder do grupo de astrônomos, o português David Sobral.
Além da galáxia mais luminosa, os pesquisadores fizeram outra grande descoberta, considerada por Sobral como o "Santo Graal da astronomia": as chamadas estrelas de primeira geração, assim chamadas porque foram formadas diretamente pelo material primordial do Big Bang. Há evidências, segundo os pesquisadores, de que a CR7 contenha esse tipo de estrela.
Foram encontradas na CR7 grandes emissões de hélio e hidrogênio ionizados sem nenhum sinal de elementos pesados, o que levou os pesquisadores a essa descoberta. "Foram essas estrelas que permitiram nossa existência e criaram os elementos essenciais para a formação do Sol e da vida no Universo", afirmou Sobral.
Esse conjunto de estrelas, tradicionalmente chamado de "População III", não tinha sido achado até hoje e sua existência só era conhecida em nível teórico.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/06/galaxia-super-brilhante-recebe-nome-em-homenagem-cristiano-ronaldo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário