quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lua de Marte pode estar a caminho da destruição, dizem cientistas

Gravidade aproxima Fobos de Marte em 2 metros a cada 100 anos.
Descoberta foi apresentada por cientistas da Nasa nesta terça-feira.


 Novo estudo indica que os sulcos na superfície de Fobos, lua da Marte, indicam que o satélite está caminhando para sua destruição  (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)
Novo estudo indica que os sulcos na superfície de Fobos, lua da Marte, indicam que o satélite está caminhando para sua destruição (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

A maior lua de Marte, Fobos, está a caminho de sua destruição. Segundo cientistas da Nasa, isso pode acontecer em um período de 30 a 50 milhões de anos. A chave para se chegar a essa conclusão foram os sulcos que se estendem pela superfície do satélite.
Há muito tempo os cientistas tentam decifrar a origem desses sulcos. Um novo estudo, apresentado nesta terça-feira (10) na Reunião Anual da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana em National Harbor, em Maryland, propõe que os sulcos são como "estrias" que surgem conforme a lua é deformada pelas forças gravitacionais entre Marte e Fobos.
2 metros a cada 100 anos
Fobos orbita a uma distância de 6 mil km de Marte: é a lua mais próxima de seu planeta em todo o Sistema Solar. A gravidade de Marte está arrastando Fobos em sua direção em 2 metros a cada 100 anos.
Os pesquisadores, liderados por Terry Hurford, do Centro Goddard de Voo Espacial, da Nasa, consideram que o interior de Fobos seja composto por um aglomerado de rochas que se mantêm juntas por um manto de cerca de 100 metros de largura.
Esse interior pode se distorcer facilmente e a camada externa da lua tem um comportamento elástico. A hipótese é que essas forças podem fazer com que a superfície entre em colapso. "Achamos que Fobos já começou a se destruir, e o primeiro sinal disso é a produção desses sulcos", disse Hurford. Segundo a Nasa, Triton, a lua de Netuno, pode ter um destino parecido.
Marte ainda tem duas luas: além de Fobos, há ainda Deimos.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/lua-de-marte-pode-estar-caminho-da-destruicao-dizem-cientistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário