sábado, 19 de março de 2016

Nasa adia lançamento de robô para análise do solo de Marte em dois anos

Falha em instrumento exigiu mudança na data, diz agência espacial.
Missão deve investigar o processo de formação dos planetas em 2018.


Planeta Marte em foto da Nasa (Foto: Reuters/Nasa)
Planeta Marte, em foto feita da agência espacial norte-americana (Foto: Reuters/Nasa)

O robô americano InSight deverá aterrissar e estudar o solo de Marte somente a partir do dia 26 de novembro de 2018. A agência espacial norte-americana previa o lançamento para março deste ano, mas precisou adiar em dois anos e remarcar para 5 de maio de 2018, segundo anunciou nesta quarta-feira (9).
O adiamento ocorreu devido a um problema em um instrumento de medição sísmica fornecido pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), que é fundamental para a missão. Essa falha técnica e sua reparação forçaram a Nasa a esperar que se abra outra janela de lançamento mais favorável. Por isso, a nova previsão.
"A compreensão do subsolo de Marte é um objetivo de planetólogos há muitas décadas e estamos muito felizes por estar de volta no caminho certo para lançar esta missão, agora em 2018", afirmou John Grunsfeld, chefe de programas científicos da Nasa.
A InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) é a primeira missão dedicada a estudar o subsolo de Marte e deve durar dois anos. A missão vai avançar a compreensão dos processos de formação de todos os planetas rochosos, incluindo a Terra e sua evolução.
O objetivo será determinar se o núcleo do planeta vermelho é sólido ou líquido e por que sua superfície não é composta por placas tectônicas em movimento como a Terra.
O custo adicional para este atraso de dois anos está em estudo e o orçamento deve estar pronto em agosto deste ano, de acordo com a Nasa. Até agora, o custo total foi estimado em 675 milhões de dólares, dos quais 525 já foram gastos.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/03/nasa-adia-lancamento-de-robo-para-analise-do-solo-de-marte-em-dois-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário