quarta-feira, 27 de abril de 2016

Nasa divulga nova imagem de cratera luminosa do planeta-anão Ceres

Pontos luminosos descobertos no ano passado intrigaram cientistas.
Pesquisa revelou que pontos de luz eram formados por um tipo de sal.


 Cratera Haulani, do planeta-anão Ceres, compõe um dos pontos luminosos que intrigaram cientistas no ano passado; imagem detalhada de cratera foi civulgada nesta terça-feira (19)  (Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)
Cratera Haulani, do planeta-anão Ceres, compõe um dos pontos luminosos que intrigaram cientistas no ano passado; imagem detalhada de cratera foi civulgada nesta terça-feira (19) (Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)

A Nasa divulgou, nesta terça-feira (19), uma imagem inédita de uma das crateras que compõe os misteriosos pontos brilhantes vistos na superfície do planeta-anão Ceres. As imagens, feitas pela câmera da sonda Dawn, da agência espacial americana, revelaram detalhes da cratéria Haulani, que tem 34 km de diâmetro.
"A cratera Haulani apresenta perfeitamente as propriedades que esperaríamos de um impacto recente na superfície de Ceres. O chão da cratera é livre de impactos, e contrasta nas cores com as outras partes da superfície", disse o pesquisador Martin Hoffmann, do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar em Göttingen, na Alemanha, que faz parte da equipe da sonda Dawn.
Pontos de luz misteriosos
A presença dos pontos luminosos no planeta-anão Ceres intrigou cientistas desde que a sonda Dawn começou a se aproximar do corpo celeste e a fazer imagens de sua superfície em março de 2015. Em dezembro, um estudo publicado na revista "Nature" finalmente revelou o que estava por trás das luzes misteriosas.

 Imagem de 19 de fevereiro mostra o planeta anão Ceres feita pela sonda Dawn a uma distância de 46 mil km; pontos brilhantes intrigaram pesquisadores (Foto: AP Photo/NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)
Imagem de 19 de fevereiro de 2015 mostra o planeta-anão Ceres; pontos brilhantes intrigaram pesquisadores (Foto: AP Photo/NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)

Segundo a Nasa, Ceres tem mais de 130 pontos luminosos. Análises das imagens revelaram que essas regiões são compostas muito provavelmente por um tipo de sal: sulfato de magnésio. Os pesquisadores acreditam que essas áreas ricas em sal foram formadas quando, no passado, impactos de asteroides revelaram uma mistura de gelo e sal que estava em uma camada inferior do solo. A sublimação desse gelo deixou apenas o sulfato de magnésio no local.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/04/nasa-divulga-nova-imagem-de-cratera-luminosa-do-planeta-anao-ceres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário