terça-feira, 9 de agosto de 2016

Startup é primeira empresa privada a ser autorizada a mandar sonda à lua

Governo dos Estados Unidos liberou envio em 2017.
É primeira vez que companhia privada fará missão deste tipo.


O astronauta Edwin "Buzz" Aldrin na Lua, com Neil Armstrong refletido em seu visor. Os dois, além de Michael Collins, foram os primeiros homens a pousar na Lua, em 1969 (Foto: Divulgação/Nasa)
O astronauta Edwin "Buzz" Aldrin na Lua, com Neil Armstrong refletido em seu visor. Os dois, além de Michael Collins, foram os primeiros homens a pousar na Lua, em 1969 (Foto: Divulgação/Nasa)

A startup americana Moon Express anunciou nesta quarta-feira (3) que foi autorizada pelo governo dos Estados Unidos a enviar uma sonda espacial para a lua em 2017.
Trata-se da primeira vez que uma empresa privada poderá realizar este tipo de missão. Até hoje, apenas os governos dos Estados Unidos, da China e o da ex-União Soviética enviaram naves espaciais para a lua.
"Agora nós estamos livres para partir como exploradores para o oitavo continente da Terra, a lua, buscando novos conhecimentos e recursos para expandir a esfera econômica da Terra, para o benefício de toda a humanidade", disse Bob Richards, cofundador e presidente-executivo da Moon Express, empresa fundada em 2010 e sediada em Cabo Cañaveral, na Flórida.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos anunciou a aprovação na quarta-feira, após realizar consultas com a Casa Branca, o Departamento de Estado e a Nasa, a agência espacial americana.
A Moon Express ainda está trabalhando na fabricação da sua sonda lunar, batizada MX-1, que deverá decolar no final de de 2017, impulsada por um foguete produzido pela Rocket Lab, outra startup, que ainda não lançou nenhuma missão comercial.
"O céu não é o limite para a Moon Express, é a plataforma de lançamento", acrescentou Naveen Jain, cofundador da empresa. Ele também disse que considera a aprovação do governo americano como outro "grande passo para a humanidade", usando as palavras pronunciadas pelo astronauta Neil Armstrong ao dar seus primeiros passos na lua.
O objetivo da empresa é desenvolver uma nave espacial de baixo custo e explorar os recursos do único satélite natural da Terra, disse Jain.
"Em um futuro próximo, nos vemos trazendo valiosos recursos, metais e rochas lunares para a Terra", completou.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/08/startup-e-primeira-empresa-privada-ser-autorizada-mandar-sonda-lua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário