sábado, 15 de janeiro de 2011

Competição premia tesouros escondidos da fotografia espacial

Um concurso da ESO (Observatório Europeu do Sul) premiou belas imagens do espaço processadas por astrônomos amadores.
A competição batizada de Hidden Treasures ("tesouros escondidos", em tradução livre) permitiu que entusiastas pesquisassem os vastos arquivos de imagens registradas por meio de telescópios do ESO à procura de astros ocultos.
Para transformar esse material bruto em preto e branco nas belas imagens vencedoras foram necessárias muitas horas de trabalho, corrigindo distorções, retirando marcas geradas pelo instrumento e realçando detalhes contidos nas informações astronômicas.
Os organizadores do concurso do ESO se surpreenderam ao receber quase cem imagens feitas por amadores, uma quantidade alta dada a natureza complexa do desafio.
O vencedor, o russo Igor Chekalin, vai fazer uma visita ao gigantesco telescópio do ESO em Paranal, no Chile.
"Como um astrofotógrafo amador, este foi o trabalho de processamento de imagens mais difícil que já fiz. Minha participação na competição me apresentou diversos desafios, desde a instalação de software até o estudo de técnicas e a operação de sistemas que não conhecia antes", disse Chekalin.
O ESO é uma organização intergovernamental sediada na Alemanha e financiada por 14 países europeus e pelo Brasil.

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    "O universo é simplesmente... maravilhoso"! Eu concordo e também digo que... você confirmou isso aqui, com esse post caprichado. Parabéns!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir