Luas

Depois de quase 40 anos de exploração espacial, atualmente sabemos que existem, pelo menos, 95 luas girando ao redor dos oito planetas que orbitam o Sol. Ao se olhar para a superfície da nossa  Lua, fica claro que é um lugar sem vida. Não existem evidências de atividade, a não ser por um constante bombardeio de asteróides.
Imaginamos que as calotas polares da Terra são geladas, lugares proibidos. As pequenas luas de Marte (Deimos e Phobos) têm uma gélida temperatura de 112 oC negativos. A  204 oC negativos, a lua de Netuno (Triton) se aproxima do zero absoluto – a temperatura onde o movimento pára.
A atmosfera da maior das cinco luas de Saturno (Titã) não possui oxigênio. No lugar dele há nitrogênio e metano frio em abundância. Acredita-se que este último caia como a chuva.
Uma das luas de Júpiter é a mais quente do Sistema Solar. Io possui espetaculares erupções vulcânicas que produzem 45 mil toneladas de lava por segundo.
Talvez a mais interessante de todas as luas do Sistema Solar seja Europa – a menor dos satélites de Júpiter. Essa lua desafiou os cientistas desde 1979, quando o ônibus espacial Voyager enviou as primeiras imagens à Terra.    
A aparência brilhante, fresca e juvenil de Europa surpreendeu os cientistas, pois eles acreditavam que ela possuía uma superfície cheia de crateras. Atualmente acredita-se que Europa possua um núcleo de ferro e níquel, rodeado por uma concha de rocha e uma crosta de gelo na superfície. Mas, o mais importante, é que pode haver oceanos subterrâneos sob o gelo.
Ficheiro:Luas do Sistema Solar.jpg

Terra: Lua.
Marte: Fobos, Deimos.
Júpiter: Io, Europa, Ganímedes, Calisto.
Saturno: Mimas, Encélado, Tetis, Dione, Reia, Titã, Hipérion, Jápeto, Febe.
Urano: Miranda,Umbriel, Titânia, Oberon.
Neptuno: Proteu, Tritão, Nereida.
Plutão: Caronte.