terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Telescópio espacial encontra planeta rochoso fora do Sistema Solar

O telescópio espacial Kepler, da Nasa (agência espacial americana), localizou o primeiro planeta rochoso fora do Sistema Solar.
Batizado de Kepler-10b, ele mede um pouco mais que a Terra, com tamanho 1,4 vez superior. A descoberta é resultado de uma análise de pelo menos oito meses a partir de dados coletados pelo telescópio entre maio de 2009 e janeiro de 2010.
Kepler-10b orbita sua estrela mais de uma vez por dia, em uma distância muito próxima para que possa haver vida, disse a Nasa em um comunicado --astro está 20 vezes mais perto de sua estrela do que Mercúrio está do Sol.
Segundo Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler da Nasa, a descoberta é promissora ainda que o planeta não possa, aparentemente, abrigar vida.
O telescópio espacial Kepler é a primeira missão da Nasa dedicada à busca de planetas do tamanho da Terra ou que estejam perto da zona habitável --região do sistema planetário em que água líquida pode existir na superfície de um planeta.
Ilustração artística do primeiro planeta rochoso encontrado pela Nasa fora do Sistema Solar, o Kepler-10b
Ilustração artística do primeiro planeta rochoso encontrado pela Nasa fora do Sistema Solar, o Kepler-10b

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!
    É quente e é rochoso! Bem, esse aí abre a possibilidade de se encontrar... um "clone" da Terra, só que, com as condições ideais! E por que não? Sei não... pode sim... pois a probabilidade... está a fim! Quem procura... acha!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir