terça-feira, 17 de junho de 2014

Radares da Nasa revelam imagens de asteroide gigantesco

Imagens captadas pelos radares da Nasa mostram detalhes do asteroide 2014 HQ124, que ganhou o apelido de "A Fera"
Imagens captadas pelos radares da Nasa mostram detalhes do asteroide 2014 HQ124, que ganhou o apelido de "A Fera"

Um asteroide gigantesco apelidado pelos cientistas de "The Beast" (A Fera) passou próximo à Terra no dia 8 de junho. As imagens mais detalhadas dessa aproximação foram divulgadas nesta segunda-feira (16) pela Nasa, a agência espacial americana.
O asteroide, cujo nome oficial é 2014 HQ124, possui um formato de batata e um tamanho aproximado de 366 metros e passou a 1,25 milhão de quilômetros de distância da Terra. O que, segundo os cientistas, é "muito perto" em termos cósmicos.
Durante quatro horas, os radares da Nasa acompanharam o asteroide.
"As imagens mostram que pode se tratar de um objeto duplo, consistindo de dois objetos que formam um único asteroide com um formato alongado", afirmou Lance Benner, do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial em Pasadena, na Califórnia.
Ao estudar a rotação do asteroide nas imagens coletadas pelos radares, os cientistas estimam que "A Fera" tem um período de rotação pouco inferior a 24 horas.
O asteroide passou pela Terra a uma velocidade de 50.000 quilômetros por hora, sem qualquer risco de colisão.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/06/16/radares-da-nasa-revelam-imagens-de-asteroide-gigantesco.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário