quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Imagem inédita de lua de Plutão revela cores e surpreende cientistas da Nasa

Imagem foi feita pela sonda New Horizons em passagem por planeta anão.
Caronte é a maior lua de Plutão e tem metade de seu diâmetro.


Imagem da lua Caronte, de Plutão, captada em 14 de julho pela sonda New Horizons: cientistas se surpreenderam com cores e superfície com montanhas (Foto: NASA/JHUAPL/SwRI)
Imagem da lua Caronte, de Plutão, captada em 14 de julho pela sonda New Horizons: cientistas se surpreenderam com cores e superfície com montanhas (Foto: NASA/JHUAPL/SwRI)

A Nasa divulgou, nesta quinta-feira (1º), imagens inéditas de Caronte, a maior lua de Plutão. As fotografias de alta resolução foram feitas pela sonda New Horizons durante sua passagem pelo planeta anão em julho e revelam a presença de cores e de uma superfície cheia de montanhas, o que surpreendeu os cientistas.
Até agora, cientistas envolvidos no projeto da New Horizons esperavam que a superfície de Caronte fosse mais monótona. "Pensávamos que a probabilidade de ver características tão interessantes neste satélite de um planeta na fronteira longínqua de nosso Sistema Solar era baixa", disse Ross Beyer, pesquisador da equipe de Geologia, Geofísica e Imagem (GGI) da New Horizons, "mas eu não poderia estar mais contente com o que vimos".
Segundo a Nasa, é possível perceber montanhas, cânions, deslizamentos de terra e variações de cor na superfície do satélite. Uma das características mais marcantes observada pelos cientistas foi a existência de um cinturão de cânions e fraturas ao norte do equador da lua.
As imagens, feitas em 14 de julho, foram transmitidas para a Terra em 21 de setembo. Outras imagens de resolução ainda maior devem continuar sendo transmitidas à Terra ao longo de um ano.
A sonda New Horizons foi lançada em 2006, dos Estados Unidos, a bordo do foguete Atlas. Ela viajou até Júpiter e usou a gravidade desse planeta como um estilingue para acelerar sua velocidade. Desde então, a sonda ficou adormecida e viajou pelo espaço até ser reativada, em dezembro do ano passado.
Em julho, a sonda passou pelo ponto mais próximo de Plutão, quando captou mais de 1.200 fotos do planeta anão.

Montagem feita pla nasa mostra Plutão (dir.) com lua Caronte ao fundo  (Foto: NASA/JHUAPL/SwRI)
Montagem feita pla nasa mostra Plutão (dir.) com lua Caronte ao fundo (Foto: NASA/JHUAPL/SwRI)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/imagem-inedita-de-lua-de-plutao-revela-cores-e-surpreende-cientistas-da-nasa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário