segunda-feira, 4 de abril de 2016

Telescópio capta imagem de 'versão infantil' da Terra

Estrela TW Hydrae fica a 175 anos-luz de distância da Terra.
Dsco protoplanetário pode ser muito parecido com o Sistema Solar.


Telescópio capta imagem de 'versão infantil' da Terra (Foto: European Southern Observatory/AFP)
Telescópio capta imagem de 'versão infantil' da Terra (Foto: European Southern Observatory/AFP)

O poderoso radiotelescópio Alma, no norte do Chile, captou com os maiores detalhes já vistos até agora o disco com formação de planetas ao redor da estrela de tipo solar TW Hydrae, o que pode significar o nascimento de uma versão infantil da Terra ou uma super-Terra com mais massa, informou nesta quinta-feira (31) o observatório.
A nova imagem captada pelo ALMA "revela um espaço à mesma distância da estrela que a Terra em relação ao Sol, o que pode significar que está começando a nascer uma versão infantil de nosso planeta ou, possivelmente, uma super-Terra, com mais massa", explicou em um comunicado.
A estrela TW Hydrae é muito estudada pelos astrônomos devido a sua proximidade com a Terra (175 anos-luz de distância) e sua condição de estrela infante. A partir da Terra, é possível ver a face desta estrela, o que oferece aos astrônomos uma vista pouco habitual e sem distorções dos discos protoplanetários que existem ao seu redor.
É o disco protoplanetário conhecido mais próximo da Terra e pode ser muito parecido com o Sistema Solar quando tinha apenas 10 milhões de anos.
"Estudos anteriores, realizados com telescópios óticos e com radiotelescópios, confirmam que a TW Hydrae abriga um proeminente disco cujas características sugerem que há planetas começando a se formar", afirma Sean Andrews, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian em Cambridge, Massachusetts (Estados Unidos), e principal autor de um artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, citado no comunicado do ALMA.
As novas imagens do ALMA "mostram o disco com um detalhe sem precedentes, revelando uma série de anéis concêntricos de poeira brilhante e zonas escuras, com características interessantes que podem indicar que está sendo formado um planeta com uma órbita parecida com a da Terra", acrescenta.
Estudando o disco da TW Hydrae, os astrônomos esperam entender melhor a evolução do planeta Terra e as perspectivas para sistemas similares da Via Láctea.
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA, em inglês) é formado por 66 antenas instaladas no Llano Chajnantor, no norte do Chile, a mais de 5.000 metros de altura.
O observatório é uma associação entre o Observatório Europeu Austral (ESO), a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos e os Institutos Nacionais de Ciências Naturais do Japão, em cooperação com a República do Chile.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/03/telescopio-capta-imagem-de-versao-infantil-da-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário