terça-feira, 13 de março de 2012

Rússia propõe ampliar estadia na ISS de 6 para 9 meses

A Roscomos (agência espacial russa) propôs nesta terça-feira que a estadia dos astronautas na ISS (Estação Espacial Internacional ) seja ampliada de seis para nove meses com o objetivo de aumentar sua contribuição ao desenvolvimento da ciência.
"Devemos garantir que na ISS seja praticada não só a ciência básica, mas também a aplicada. Para que em 2020 possamos dizer: sim, podemos voar mais e mais longe", afirmou o chefe do programa de voos tripulados da Roscosmos, Alexei Krasnov, citado pelas agências russas.
Krasnov está discutindo a ampliação das missões, mas a longo prazo quer sugerir um período ainda maior de um ano.
O chefe russo reconheceu, entretanto, que as missões ampliadas não ocorreriam antes de 2014 e 2015. Ele afirmou que a proposta já foi feita à Nasa (agência espacial americana) em uma recente reunião realizada no Canadá.
VIDA ÚTIL
A Rússia é a favor do prorrogação da vida útil da ISS até 2028. Uma conferência com chefes das agências espaciais em 2010 estabeleceram a data em 2020.
A previsão anterior era de que a ISS encerraria suas atividades em 2015, mas a Rússia e outros 15 países insistiram para que ela continuasse a operar.
Os primeiros astronautas chegaram à plataforma orbital em 2 de novembro de 2000. E, com isso, superou o recorde estabelecido pela russa MIR, com nove anos e 257 dias com presença humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário