quarta-feira, 26 de março de 2014

Estudo liderado por brasileiro descobre anéis ao redor de asteroide

Observações mostraram que asteroide Chariklo apresenta dois anéis.
Trata-se do menor objeto do Sistema Solar a ter anéis identificados.


 Concepção artística mostra o sistema de anéis detectados ao redor do asteroide Chariklo (Foto: Lucie Maquet/Divulgação)
Concepção artística mostra o sistema de anéis detectados ao redor do asteroide Chariklo (Foto: Lucie Maquet/Divulgação)

Um estudo liderado por um pesquisador brasileiro descobriu a existência de anéis ao redor do asteroide Chariklo, que orbita o Sol entre Júpiter e Netuno. A descoberta foi publicada na edição desta quarta-feira (26) da revista "Nature".
Para chegar à conclusão, foram necessárias observações a partir de 13 telescópios diferentes localizados em sete pontos da América do Sul. As observações foram feitas no dia 3 de junho de 2013, exatamente quando o objeto passaria em frente à estrela UCAC4 248-108672

Foi possível detectar a presença dos anéis por meio da análise do fenômeno de ocultação, que se refere à queda momentânea do brilho de um astro no momento em que outro objeto passa em frente a ele, como no eclipse da Lua ou do Sol.
Ao passar em frente à estrela, o Chariklo provocou não apenas uma acentuada queda de brilho no momento em que  a ocultou, mas outras pequenas quedas de brilho, uma antes e outra depois da ocultação principal. Foram essas pequenas quedas de brilho que identificaram a presença dos anéis.
Segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez que anéis são detectados ao redor de objetos menores do Sistema Solar. Até hoje, só se tinha conhecimento da presença de anéis ao redor de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em nossa galáxia.
O Chariklo pertence à categoria dos centauros, que são pequenos objetos que orbitam ao redor do Sol atravessando as órbitas dos planetas. Com diâmetro de 250 quilômetros, ele é o maior centauro conhecido. Ao redor dele foram detectados dois anéis, um com sete quilômetros de largura e outro com três quilômetros.
Para o pesquisadores, a descoberta dos anéis foi uma surpresa. De acordo com o autor principal do estudo, Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, não se imaginava que pequenos corpos como o Chariklos poderiam ter anéis.
Segundo outro pesquisador envolvido na pesquisa, Roberto Vieira Martins, também do Observatório Nacional, o projeto que levou à descoberta dos anéis do Chariklos envolve a observação de muitos outros objetos por meio do fenômeno da ocultação. Segundo ele, a análise de como esses objetos se formaram e evoluíram pode dar pistas sobre a formação do Sistema Solar.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/03/estudo-liderado-por-brasileiro-descobre-aneis-ao-redor-de-asteroide.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário