quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Observatório capta imagem mais clara e precisa da galáxia Messier 33



O Observatório Europeu do Sul (ESO) captou uma das imagens mais detalhadas até o momento da Messier 33, a segunda maior galáxia mais próxima da Via Láctea.

A fotografia, segundo o observatório, foi captada por um telescópio do Observatório no Paranal (Chile), e nela é possível apreciar, com clareza, os brilhantes acúmulos de estrelas e as nebulosas vermelhas de gás e pó que conformam esta galáxia espiral, que está situada a cerca de três milhões de anos luz, na pequena constelação do Triângulo.

Usando um telescópio de pesquisa de 2,6 metros -com um campo de visão duas vezes tão grande como a Lua cheia-, a imagem foi criada a partir de muitas exposições individuais, algumas das quais só filtravam a luz do hidrogênio, o que faz com que "as vermelhas nebulosas de gás que se encontram nos braços espirais da galáxia se destaquem intensamente".

Entre as muitas regiões de formação de estrelas que há nos braços espirais da Messier 33, destaca-se a nebulosa NGC 604, com um diâmetro de cerca de 1.500 anos luz.

Messier 33, que deve seu nome ao observador francês Charles Messier - que em 1764 a situou como a número 33 "em sua famosa lista de nebulosas e cúmulos de estrelas proeminentes"-, faz parte do Grupo Local de galáxias, que inclui a Via Láctea, a galáxia de Andrômeda, e outras cerca de 50 galáxias de menores dimensões.

 Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2014/08/06/observatorio-capta-imagem-mais-clara-e-precisa-da-galaxia-messier-33.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário