Satélite foi lançado em 1978 e estava abandonado há mais de 20 anos.
Dados da espaçonave serão abertos para qualquer pessoa.
Uma equipe de civis, entre elas um ex-funcionário da NASA, conseguiu assumir o controle do satélite ISEE-3, uma espaçonave lançada pela agência norte-americana em 1978 para estudar o Sol. O projeto contou com financiamento coletivo de US$ 160 mil (cerca de R$ 350 mil) no site "RocketHub".
O controle da missão foi estabelecido em um prédio abandonado onde se localizava um restaurante da rede McDonald's em Mountain View, na Califórnia, nos Estados Unidos. A base foi apelidada de "McMoon" (McLua, em português).
De acordo com a página do projeto, o posicionamento oficial da NASA a respeito era de que não havia interesse da agência em recuperar o controle do satélite, abandonado há 20 anos. A equipe tinha uma pequena janela para realizar o projeto, pois as manobras de mudança de órbita precisavam ser realizadas até a metade de junho. O projeto foi financiado com sucesso em maio.
Ao site "BetaBeat", membros da equipe informaram que o projeto, além de usar um prédio abandonado, também recuperou um televisor de tela plana do lixo e consertou a fonte de energia para usá-la como monitor. Outras peças, incluindo um MacBook e equipamentos de rádio, foram comprados no site de leilões eBay. Um helicóptero teve de ser usado para posicionar um transmissor no Radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.
O maior desafio do projeto, no entanto, foi trabalhar com uma tecnologia antiga. O projeto havia sido completamente abandonado pela NASA e até a documentação havia sido perdida. A NASA, no entanto, ofereceu ajuda.
A nova órbita estabelecida permitirá ao satélite coletar dados do Sol. Todas as informações serão compartilhadas publicamente. O Google auxiliou a equipe na criação do site SpaceCraftForAll.com ("Espaçonave para Todos") que inclui uma visualização da trajetória do satélite e dados coletados pelos equipamentos.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/08/em-predio-abandonado-equipe-assume-controle-de-satelite-da-nasa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário