quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sonda Rosetta estabelece novo contato com módulo Philae

Robô retomou contato neste domingo, depois de ficar quase 7 meses inativo.
Philae observa dados de cometa e pode ajudar a descobrir origem da vida.


12/11 - Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA/Reuters)
12/11/14 - Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA/Reuters)

A sonda Rosetta estabeleceu nesta segunda-feira (15) o segundo contato com o módulo Philae, que neste fim de semana deu sinais de ter recuperado sua atividade após uma letargia de quase sete meses.
A informação foi divulgada pelo presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França, Jean-Yves Le Gall.
Este novo sinal aconteceu por volta das 2h30 (horário de Brasília), disse o presidente do CNES à emissora "France 2". Além disso, Le Gall confirmou que o Philae, que pousou sobre a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 12 de novembro, "está completamente acordado".
O módulo, segundo Le Gall, permite observar que esse cometa se encontra em "plena efervescência", com expulsões de gás e de pó para o espaço.
O Philae está a 320 milhões de quilômetros da Terra e, apesar de suas ondas levarem 17 minutos para chegar, o representante do CNES confirmou que o módulo "está respondendo" e que vai enriquecer "nosso conhecimento sobre as origens da vida" em nosso planeta.
Nas últimas semanas, os cientistas da missão Rosetta tinham previsto que o módulo poderia despertar em junho, à medida que o cometa se aproximasse ao Sol, o que daria a oportunidade para que as baterias solares do Philae pudessem se recarregar.
A sonda europeia Rosetta está agora a uma centena de quilômetros do cometa.

Qual o objetivo da missão?
Compostos químicos, gases e muita poeira presentes no cometa podem conter respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar. Além disso, apontariam aos cientistas uma direção para descobrir como a vida surgiu, no estágio em que a conhecemos.
Uma das teorias sobre o início da vida na Terra sugere que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.

Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia em 12 de junho mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko pelas lentes da Sonda Rosetta (Foto: ESA/Rosetta/NavCam )
Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia em 12 de junho mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko pelas lentes da Sonda Rosetta (Foto: ESA/Rosetta/NavCam )

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/06/sonda-rosetta-estabelece-novo-contato-com-modulo-philae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário