Invenções

Bom aqui,vocês caros leitores poderam mandar suas invenções,e será uma HONRA coloca-lás aqui...
E a primeira invenção é do meu amigo Francisco Valdir.
Blog: http://matemagicasenumeros.blogspot.com.br/

MANDALA INDIANA ==> BARRACA "IGLU" ==> OBSERVATÓRIO PORTÁTIL!


 
Faz pouco tempo, eu vi um praticante de ioga que me fez uma demonstração, segundo uma abordagem de meditação iogue indiana, com a utilização de uma pequena mandala, construída com, se não me engano, oito (ou doze???) aros metáticos entrelaçados, de sorte que, sobre as palmas das suas mãos, sugiram várias figuras planas e 3D e... entre essas... uma esfera!!!!! Agora, talvez pensando em ajudar à minha amiga Tainá, pensando no que um astrônomo profissional ou amador, mais faz e/ou precisa???? É óbvio, a OBSERVAÇÃO dos astros!!!! Lembrei que, claro, que: além dos insrumentos próprios para a observação, tais como, os binóculos, os radiostelescópios, as lunetas e telescópios e... também... OBSERVATÓRIOS!!!! Sim!!! Um local para se proceder a observação dos céus, normalmente, um astrônomo profissional dispõe, mas, para o astrônomo amador, como a Tainá santos, Thainá Mocelin, Marjory Nascimento, Bianca, Otávio Jardim e mais amigos que são astrônomos e nem todos amadores, me assaltou o pensamento, de que... para se proceder essas observações, um OBSERVATÓRIO PORTÀTIL bem que seria bem-vindo, não é???? Como... “penso... logo, invento”... KKKKKKKK, tive a ideia de usar a estrutura aumentada daquela mandala indiana, na construção ou feitura de uma barraca tipo “iglu” (será que ja´é usada por ai? O Google não conseguiu encontrar nada sobre o assunto!!!!), uma semi-cúpula geodésica, relativamente... barata, leve e forte!!!!

Figura 01















Eu fiz, um pequeno modelo e... notei que (para ficar mais econômica) com 7 aros principais (nas cores: vermelha, amarela e azul, para uma melhor visualização) com o comprimento de 6,30 metros, mais 2 aros um pouco maiores, e em vez de canos, você pode usar corda de fibra vegetal grossa ou corda elástica (que ilustrei na cor azul no diagrama da figura 08, para a “amarração” no topo e no piso da barraca), já poderemos erguer uma confortável “barraca iglu”, mas, nada impede de se usar mais aros e/ou outros comprimentos maiores do que esses que sugeri!!!!

Figura 02
















Figura 03
















Figura 04
















Figura 05
















Figura 06















Caso se use, tubos de PVC, não pecisaremosPVC plástico através do uso de calor, o que usará fazermos isso, normalmente, em se tratando de usarmos canos plásticos de “mangueira-de-jardim” e também, se faz necessário usarmos um arame grosso no interior deles. Também, poderemos conseguir através do uso das luvas de encaixe, obter cada uma deses aros formados por duas partes de canos com o comprimento da metade (3,15 metros, nesse exemplo aqui) do comprimento deles, que é para facilitar o transporte.   

Figura 07















Uma vez, erguida essa... “semi-esfera”, você “ENTRELAÇA”... os dois últimos aros (poderá usar uma corda grossa, corda elástica, em vez de canos plásticos), um deles lá perto do topo e o outro lá embaixo, na junção dos aros com o piso. Em seguida, use de 3 ou mais grampos de ferro em forma da letra “U” e prenda a barraca em espaços mais ou menos regulares nos contatos dos aros com o chão!!!!


Figura 08

















 Feito isso, forre o piso do interior da barraca, com (sugiro, um pano de forma circular de um “guarda-sol” de praia, aliás, também como cobertura da parte superior do “iglu”)!!!! Para a cobertura da estrutura lateral do “iglu” uma lona cotada na forma de um “trapézio”... deve dar conta (sugiro o uso de um... “paraquedas”... aposentado, que tal????) do recado!!!!
Algumas recomendações:
1ª) Faça um desenho esquemático do modo como devem serem dispostos os aros dos canos e seus entrelaçamentos, principalmente, na parte central da estrutura do “iglu”.
2ª) Não é necessário pintar os canos e... é aconselhável que, fixemos com fita adesiva, as junções das luvas quando formarmos um aro e opcialmente, em outras junções ou encontros de dois canos próximos.
3ª) Cuidado, ao “martelar” os grampos de ferro, para não quebrar os canos junto do piso.
4º) Procurei via Google, se havia algo por aí (barraca) usando essa "armação" e nada foi encontrado!!!!
5ª) Vou oferecer essa postagem para a Tainá santos, para que ela também, a publique em seu blog o...  http://astronomianaitaa.blogspot.com.br/
Muito obrigado!!!!!

Um comentário:

  1. Olá, Tainá!!!!

    Sinto-me muito honrado em poder contribuir com o seu projeto, esse antenado blog de astronomia, onde mais uma vez, você gentilmente, faz a publicação de um dos meus trabalhos, frutos da minha verve inventiva!!!! Tomara que essa "barraca" possa de fato, vir a ser útil por aí, tendo multi-empregos em várias partes do mundo, por exemplo, nas comunidades indígenas como nas avanas africanas, onde eu tenho visto que se faz uso de galhos e cipós (não amarrados em forma de aros ou anéis) para a construção dos abrigos, as ocas e/ou cabanas!!!!

    Muito obrigado e... espero que o post além de lhe ser útil, também lhe traga sucessos!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir