terça-feira, 9 de agosto de 2016

Projeto da Nasa decifra 'mensagem em código morse' na superfície de Marte

Cientista decifrou 'texto' formado por pontos e linhas em dunas; saiba como a Nasa explica formação da 'missiva' marciana.

Não é a primeira vez que região é observada, mas imagens mostram mais detalhes em alta resolução. (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)
Não é a primeira vez que região é observada, mas imagens mostram mais detalhes em alta resolução. (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

"NEE NED... DEIBEDH SIEFI EBEEE"
Não entendeu nada? É que a frase está em marciano, ou algo parecido: é uma parte do código morse formado por pontos e linhas de dunas perto do Polo Norte marciano.
Não é a primeira vez que os cientistas detectam esse padrão nas areias de Marte, mas novas imagens feitas em 6 de fevereiro, mostram com mais clareza e detalhe a topografia única da região.
Com isso, a cientista da Universidade do Arizona Veronica Brayn conseguiu "traduzir" a "mensagem" - mas muitos se decepcionaram porque, se estão tentando falar conosco, os marcianos precisam se esforçar mais: eles não estão usando nenhuma língua falada na Terra.
Na verdade, ainda que tenham causado alvoroço entre algumas pessoas que acreditam em OVNIs e teóricos da conspiração, os pontos e a linhas se formaram de maneira natural, a exemplo do que ocorre com as dunas de desertos aqui na Terra. Eles foram moldados pela direção do vento.
Complexidade eólica
Em um comunicado para a imprensa, a Nasa explicou que o acentuado padrão das dunas se devem ao fato da topografia particular o local: uma depressão circular, provavelmente formada pelo impacto de um asteroide, e que tem uma quantidade limitada de areia para ser arrastada pelo vento.
O resultado são as distintas linhas e pontos captados pela câmera do Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução (HiRISE, na sigla em inglês), que está a bordo da nave Mars Reconnaissance Orbiter, que fotografa o Planeta Vermelho desde a última década.

Imagem detalhada dos pontos e linhas perto do polo norte marciano (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)
Imagem detalhada dos pontos e linhas perto do polo norte marciano (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

As linhas largas são formadas por ventos bidirecionais, ventos que sopram em ângulos diretos contra a duna.
Com o tempo, o vento que sopra de uma ou outra direção espalha o material como um funil em forma de largas e escuras linhas que podem ser vistas nas imagens detalhadas.
Já os pontos, conhecidos como dunas "barcanoides", são um poucos mais misteriosos.
Os geofísicos acreditam que eles se formam quando a produção de dunas lineares é subitamente interrompida.
Mas os cientistas da Nasa não estão muito seguros do que se trata, e é precisamente por isso que estão fotografando a região.
Mais análises
Com mais observação, os geofísicos esperam poder saber mais sobre como se formam as dunas da superfície de Marte e o que isso pode nos revelar sobre a possibilidade de, um dia, habitarmos o planeta.

A nave Mars Reconnaissance Orbiter fotografa a superfície do planeta durante uma década.  (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)
A nave Mars Reconnaissance Orbiter fotografa a superfície do planeta durante uma década. (Foto: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

Enquanto isso, a cientista Veronica Bray, que integra o projeto HiRISE, traduziu a mensagem em código Morse e isso é o que dizem as misteriosas areias de Marte:
NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE !!
Antes de pegar o dicionário interestelar, saiba que a mensagem não é nada mais que um momento de diversão entre geofísicos que levam seus estudos muito a sério.
Mas a séria interpretação científica das areias de Marte poderá ajudar a entender melhor o que poderia ser viver em uma futura base neste planeta.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/07/projeto-da-nasa-decifra-mensagem-em-codigo-morse-na-superficie-de-marte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário