quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Chegam primeiras fotos após liberação de robô pela sonda Rosetta

Módulo espacial Philae foi liberado na manhã desta quarta-feira (12).
Previsão é que o robô toque o cometa 67P no início desta tarde.


Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta)
Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta)

Philae mandou imagem logo após se desprender da Rosetta (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA )
Philae mandou imagem logo após se desprender da Rosetta. É possível enxergar parte da asa solar e a própria sonda acima de um clarão (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA )

Chegou à Terra a primeira imagem mandada pelo módulo Philae, que se desprendeu nesta quarta-feira (12) da sonda Rosetta.
O módulo está em processo de pouso no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A imagem, divulgada sem processamento, é pouco clara para um leigo. Mas apenas o fato de ter chegado à Terra já é um sinal de que o equipamento está operante.
A Philae foi liberada às 7h03 desta quarta-feira (12) e se prepara para pousar no corpo celeste, num feito considerado inédito.
Ao longo desta manhã, os pesquisadores sediados em Darmstadt, na Alemanha, e em vários outros países da Europa que cooperam com a agência, acompanham cada passo do processo de descida do Philae.
Depois da liberação da sonda, outras etapas importantes foram concluídas com sucesso. Entre elas, o reestabelecimento da comunicação entre a Terra e o robô, e o acionamento do trem de pouso do módulo, que alcançará a velocidade de 1 m/s no momento do impacto.
A missão tem o objetivo de estudar materiais restantes da formação do Sistema Solar que estão no cometa, além de gases e gelo. A pesquisa ajudará a entender a formação dos planetas e o surgimento da vida na Terra.
Se tudo der certo, em algumas horas os cientistas poderão comemorar a primeira vez que um robô pousa em um cometa.

A sequência de eventos prevista é a seguinte, (no horário de Brasília):
07:03. Separação da Philae a 22,5 km do núcleo. Começa a fase de descida e pouso.
07:43. A Rosetta executa uma manobra de afastamento.
08:00. O controle da missão recebe a imagem de "despedida" da Philae após se soltar da Rosetta.
09:03. A sonda Rosetta aponta para a Philae para poder receber seus dados.
14:03. Pouso da Philae
15:00. Divulgação das primeiras imagens do cometa.
15:03. Início das primeiras operações de ciência.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/11/chega-1-foto-feita-por-modulo-liberado-pela-sonda-rosetta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário