Nossa galáxia pode ser, em teoria, um grande túnel semelhante a um buraco de minhoca (ou túnel de viagens no espaço e no tempo), possivelmente "estável e navegável" e, portanto, "um sistema de transporte galático". É o que sugere um artigo publicado no periódico Annals of Physics.
O estudo - que, ressaltam os cientistas, ainda é uma hipótese - é resultado de uma colaboração entre pesquisadores italianos, americanos e indianos.
Para chegar a essas conclusões, os estudiosos combinaram equações da teoria da relatividade geral, desenvolvida por Albert Einstein, com um mapa detalhado da distribuição de matéria escura (que representa a maior parte da matéria existente no Universo) na Via Láctea.
"Se unirmos o mapa da matéria escura na Via Láctea com o modelo mais recente do Big Bang para explicar o Universo e teorizarmos a existência de túneis de espaço-tempo, o que obtemos é (a teoria) de que nossa galáxia pode realmente conter um desses túneis e ele pode ser do mesmo tamanho da própria galáxia", disse Paolo Salucci, um dos autores do estudo e astrofísico da Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste (Sissa, na sigla em italiano).
"Poderíamos até viajar por esse túnel, já que, com base em cálculos, ele seria navegável. Assim como o visto recentemente no filme Interestelar."
Ainda que túneis desse tipo tenham ganhado popularidade recentemente com o filme de ficção científica, eles já chamam a atenção de astrofísicos há muito tempo, explica comunicado do Sissa.
Salucci afirmou não ser possível dizer com absoluta certeza que a Via Láctea é igual a um buraco de minhoca, "mas simplesmente que, segundo modelos teóricos, essa hipótese é possível".
O cientista explicou que, em teoria, seria possível comprovar essa hipótese fazendo uma comparação entre duas galáxias - aquela à qual pertencemos e outra parecida. "Mas ainda estamos muito longe de qualquer possibilidade real de fazer tal comparação."
Matéria escura
Estudos prévios já haviam demonstrado a possível existência desses buracos de minhoca em outras regiões galáticas. Segundo o estudo do Sissa, os resultados obtidos agora "são um importante complemento aos resultados prévios, confirmando a possível existência dos buracos de minhoca na maioria das galáxias espirais".
O estudo também reflete sobre a matéria escura, um dos grandes mistérios da astrofísica moderna. Essa matéria não pode ser vista diretamente com telescópios; tampouco emite ou absorve luz ou radiação eletromagnética em níveis significativos. Mas a misteriosa substância compõe 85% do universo.
Salucci lembra que há tempos os cientistas tentam explicar a matéria escura por meio de hipóteses sobre a existência de uma partícula específica, o neutralino - o qual, porém, nunca foi identificado pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que pesquisa o Bóson de Higgs, a chamada "partícula de Deus") ou observado no Universo. Mas há teorias alternativas que não se baseiam nessa partícula.
"Talvez a matéria escura seja uma 'outra dimensão', talvez um grande sistema de transporte galático. Em todo o caso, realmente precisamos começar a nos perguntar o que ela é."
Cientista diz que, em teoria, túnel galático seria 'navegável' (Foto: Paolo Salucci) |
Olá, Tainá!!!!
ResponderExcluirEspero que tudo esteja bem e continue assim acontecendo contigo!!!!!
Primeiro, quero cumprimentá-la por continuar firme em seu projeto, esse blog que sempre procura estar em dias com as notícias sobre astronomia e astronáutica mais recentes, além de ter criado aqueles espaços aqui, outras páginas (já até contribuí escrevendo algo para algumas delas) nas quais encontramos trabalhos de outras pessoas, falando umas coisas interessantes!!!! O conjunto da obra me agrada, e pela numeração crescente do número de visualizações de páginas no blog, claro, isso é sinal de que as pessoas também estão buscando essas informações astronômicas e/ou astronáuticas!!!! Espero que mais e muito mais visitas você receba por aqui!!!!
Agora, falando a respeito dessa notícia no post, que interessante, Tainá!!!! Você já conhece a minha teoria sobre os buracos negros e buracos brancos, aliás, aqui em sua página intitulada: "Sua Teoria Aqui", você gentilmente permitiu que eu expusesse um artigo onde eu falo a respeito do que eu penso sobre o assunto, e a minha ideia de que essa dupla de buracos ( negro e branco ) constituem um tornado plasmático espacial, que foi incompreendido e condenado no princípio (faz mais de 20 anos) pelos astrofísicos e astrônomos aos quais expusera tal conjectura, agora, pouco a pouco, dia a dia, de descoberta em descoberta recente, a coisa ganha forma força e forma para ser aprovada o que eu teorizara sobre esse(s) objeto(s) espaciais!!!! Pois é, e nessa notícia agora, diante de uma anterior em que foi divulgado de que, "no centro de todas as galáxias" (inclusive, a nossa Via Láctea) existe a presença de um buraco negro (ah é???? KKKKK!!!!), e se for um buraco de minhoca, como estão supondo, rsrsrsrs, lembra de que no texto que eu escrevi ali em: "Sua Teoria Aqui" eu falei que o buraco branco e o buraco negro teen ligação, pois a natureza é dual em suas obras, e sendo o buraco negro um tornado, ora, existirá duas regiões no espaço, um buraco negro que aspira matéria, luz e outras energias (esse é o buraco negro, propriamente falado) que estará ligado através de um túnel a um outro buraco negro responsável em devolver em forma de plasma, raios gama, raios x e outras energias (esse é o buraco branco, o qual podemos chamá-lo de Quasar) proveniente do trituramento dos materiais que entraram pela outra parte do objeto???? Então, que tal associar a ideia de que... em cada galáxia há um buraco negro em sua parte central (um lado aspira e o outro devolve-os na forma de jorros energéticos, principalmente plasma, e por interação com uma outra galáxia mais próxima, acontecerá a ligação entre essas regiões (buracos negros locais) mas funcionando juntos produzindo o tal... buraco de minhoca????
EITXA!!!! Eu não sou astrônomo e muito menos astrofísico, mas tenho cabeça para pensar!!!! Agora, deixo a palavra com as "autoridades", mas elas que fiquem ligadas e atentem que... "buraco não é caroço", portanto, o buraco negro é um "poço sem fundo", um tornado espacial, objetos que eram raros no universo, mas agora, pasmem, existem aos bilhões e para encontrá-los basta irmos no centro de qualquer galáxia, certo????
Um abraço!!!!!