segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Cientistas farão última tentativa de contatar robô pousado em cometa

Liberado pela sonda Rosetta, Philae pousou em novembro de 2014.
Painéis solares não estão recebendo luz suficiente


Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra o robô Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Montada a partir de duas das seis fotos feitas pelo instrumento Çiva, a imagem mostra o módulo Philae na superfície do cometa (Foto: Reuters/ESA/Rosetta/Philae/ÇIVA)
Imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra o robô Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: Reuters/ESA/Rosetta/Philae/ÇIVA)

As equipes encarregadas do pequeno robô Philae, hóspede do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, em silêncio há mais de cinco meses, vão fazer uma última tentativa para tirá-lo de seu silêncio - informou nesta sexta-feira (8) a agência espacial alemã DLR.
Os engenheiros vão tentar ativar uma engrenagem dentro de Philae. Eles esperam que o aparato irá mover o robô e permitirá melhorar a recepção de luz do sol em seus painéis solares, disse à AFP Philippe Gaudon, da agência espacial francesa CNES.
Esta é a primeira vez que esta operação será tentada no robô-laboratório equipado com dez instrumentos alojado no cometa desde novembro de 2014, como parte da missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA).
O comando será enviado da Alemanha para a sonda europeia Rosetta, que irá transmitir para o robô no domingo, disse Gaudon. Esta ordem será enviada durante vários dias, acrescentou.
"O tempo é curto, por isso queremos explorar todas as possibilidades", afirmou em comunicado Stefan Ulamec, encarregado do robô Philae no DLR. "De hoje até o final de janeiro, as condições sobre o cometa se tornarão hostis ao robô e a missão Philae terá um fim natural", apontou a DLR.
"É uma manobra desesperada", estimou Gaudon. "Inicialmente, não estamos certos de que Philae irá receber o comando. Depois, caso a engrenagem se ative, não conseguiremos ter controle da trajetória, e será arriscado", avalia.
Ele considera "muito improvável que o robô consiga voltar para sua rota".
GIF do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta/MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA)
Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, onde robô Philae está 'adormecido' (Foto: ESA/Rosetta/MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA)

Missão
Philae completou em 12 de novembro um ano pousado no cometa 67P/Churyumov-Geramisenko (apelidado "Churi"), para onde foi levado pela sonda europeia Rosetta com a missão de explorar diretamente o núcleo mediante seus sofisticados instrumentos de observação.
Após mais de dez anos de viagem interplanetária a 450 milhões de quilômetros da Terra a bordo de Rosetta, o robô pousou em 12 de novembro de 2014 no cometa, um marco histórico que foi seguido em todo o mundo.

12/11 - Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA/Reuters)
Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: ESA/Rosetta/Philae/CIVA/Reuters)

Em sua queda, Philae saltou várias vezes e, finalmente, estabilizou entre duas falésias.
Com seus dez instrumentos, o robô trabalhou por 60 horas e depois morreu porque os painéis solares que dão vida a ele não está recebendo energia suficiente.
No final de janeiro, vai entrar em hibernação, sem esperanças de acordar novamente. Uma merecida aposentadoria, esperando que Rosetta se junte a ele em setembro de 2016 para acabar com sua vida no cometa.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/01/cientistas-farao-ultima-tentativa-de-contatar-robo-pousado-em-cometa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário