quarta-feira, 30 de maio de 2012

Asteroide passa a apenas 14 mil quilômetros da Terra

Segundo a Nasa, foi a sexta passagem mais próxima já registrada.
Corpo celeste é muito pequeno e inofensivo para o planeta.


Um asteroide passou a apenas 14 mil quilômetros da Terra nesta terça-feira (29), segundo confirmou a Nasa. Como base de comparação, a distância é menor do que a que separa o Brasil do Japão.
O Laboratório de Propulsão de Jatos, mantido pela agência espacial americana, afirmou que esta foi a sexta passagem mais próxima já registrada de um asteroide à Terra.
O asteroide 2012 KT42 só foi descoberto na última segunda. Tem entre 3 e 10 metros de diâmetro, e é pequeno demais para representar uma ameaça ao planeta. Caso ele entrasse na atmosfera, seria desintegrado totalmente em diminutos meteoritos.
De toda forma, os especialistas que fizeram o cálculo da rota do corpo celeste disseram que não há risco de colisão com a Terra. O pequeno asteroide voa dentro do cinturão Clark de satélites geo-sincrônicos, utilizado para os sistemas de comunicação.
Foi o segundo asteroide a passar perto da Terra nesta semana. Na segunda, um asteroide com 21 metros de diâmetro passou a cerca de 51 mil km do planeta.
Imagens do asteroide 2012 KT42 passando pela Terra (Foto: Alex R. Gibbs, Catalina Sky Survey, University of Arizona, NASA)
Imagens do asteroide 2012 KT42 passando pela
Terra (Foto: Alex R. Gibbs, Catalina Sky Survey,
University of Arizona, NASA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário