quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Velocidade de rotação de buraco negro gigante é medida pela 1ª vez

Telescópios estudaram região no meio de galáxia a 56 milhões de anos-luz.
Resultados podem ajudar compreensão sobre a evolução do Universo.


Um time internacional de cientistas mediu pela primeira vez a velocidade de rotação de um buraco negro supermassivo, no meio da galáxia NGC 1365, localizada na constelação da Fornalha, a 56 milhões de anos-luz da Terra. Os resultados do estudo aparecem nesta quarta-feira (27) na edição online da revista "Nature".
A descoberta foi feita por dois telescópios de raios X: o NuSTAR, lançado no ano passado pela agência espacial americana (Nasa), e o XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA). Segundo os autores, a pesquisa pode ajudar a compreender como as galáxias e os buracos negros no centro delas evoluíram.
Medições anteriores não haviam chegado a uma conclusão exata porque nuvens escuras ao redor dos buracos confundiram os astrônomos. As novas observações, porém, foram mais precisas e mostraram que as taxas de rotação desses locais podem ser determinadas de forma objetiva.

Buraco negro (Foto: Guido Risaliti/Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian)
Imagem do buraco negro no centro da galáxia NGC 1365 é resultado dos registros de dois telescópios,
que apresentaram a melhor visão do local feita até hoje (Foto: Guido Risaliti/Centro Harvard-Smithsonian)

A equipe analisou os raios X emitidos pelo gás quente contido em um disco do buraco negro situado fora do "horizonte de eventos", fronteira em volta dele para além da qual nada escapa, nem a luz. Tudo o que passa por ali acaba sendo sugado.
O buraco negro estudado tem dois milhões de vezes a massa do nosso Sol e gira a uma taxa próxima ao máximo permitido pela Teoria da Relatividade, proposta no século 20 pelo físico alemão Albert Einstein. Segundo a teoria, a força da gravidade pode curvar a luz e o sistema espaço-tempo. Na atual pesquisa, os dois telescópios detectaram esses efeitos de distorção causados pelo buraco negro.
Segundo Fiona Harrison, professora de física e astronomia do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e principal investigadora do NuSTAR, é possível rastrear a matéria que gira em torno dos buracos negros a partir dos raios X emitidos de regiões muito próximas a eles. Isso porque a radiação vista é deformada pelos movimentos das partículas e pela enorme gravidade dos buracos.
Buraco negro (Foto: Nasa/JPL-Caltech )
Concepção artística ilustra buraco negro supermassivo com até bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Essas regiões enormes e densas se concentram no coração das galáxias (Foto: Nasa/JPL-Caltech )

O principal autor do trabalho, Guido Risaliti, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, e do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, explica que esses "monstros" – com massa de milhões ou bilhões de vezes a do Sol – são formados por pequenas "sementes" do início do Universo e crescem engolindo estrelas e gás de suas galáxias hospedeiras ou se fundindo com outros buracos negros gigantes quando duas galáxias colidem.
De acordo com o astrofísico Bill Craig, que atua no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, da Caltech, os buracos negros têm uma forte ligação com sua galáxia hospedeira, e medir a rotação deles – uma das poucas coisas mensuráveis nessas regiões – pode dar pistas para compreender essa relação fundamental.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/velocidade-de-rotacao-de-buraco-negro-gigante-e-medida-pela-1-vez.html

Um comentário:

  1. Olá, tainá!!!!

    Estou notando que a cada dia, mais esse pessoal que falavam que o buraco negro seria um "caroço" terá que se renderem ao que a mais de 20 anos eu vinha falando... o buraco negro não é um "caroço" e sim, um túnel formado pela massa e energias sugadas e em alta rotação!!!! O buraco negro é ,de fato, um vórtice e à sua sua saída twemos um buraco branco, também conhecido por... quasar!!!! Estão protelando, mas, breve eles chegam lá!!!! R$srsrsrsrs!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir