No Brasil, quase não há registros na Região Norte.
Mapa mostra áreas onde já caíram mais meteoritos no mundo (Foto: Reprodução/CartoDB) |
A queda de um meteoro na Rússia no último dia 15 deixou mais de mil feridos e aumentou a curiosidade em relação ao fenômeno. Ao longo da semana, leitores do G1 enviaram registros de uma mancha no céu, e em Campos dos Goyatacazes (RJ), astrônomos amadores chegaram a afirmar que seriam grandes as chances de que fragmentos de um meteoro cairiam na cidade.
No entanto, a queda de meteoros é um fenômeno relativamente comum. O site “CartoDB” fez uma montagem em um mapa mostrando todos os lugares onde já foram registrados oficialmente quedas de meteoritos, incluindo os que já foram encontrados em terra e aqueles cuja descida foi presenciada.
O mapa foi montado a partir da base de dados da “Meteoritical Society”, um grupo internacional que mantém o registro de todos os meteoritos reconhecidos pela comunidade científica. Ao todo, a relação usada no mapa tem pouco menos de 35 mil pedras.
A lista conta com meteoritos encontrados desde a Antiguidade, como o Ur, encontrado pelos mesopotâmios por volta do ano 2.500 a.C. no atual Iraque. O maior já registrado é o Hoba, encontrado na Namíbia em 1920, que tem 60 toneladas e é composto de aço.
No mapa, as áreas em vermelho mais escuro representam os locais onde já foram encontrados mais meteoritos. Os círculos maiores representam também meteoritos mais pesados.
Isso não significa que as demais áreas não tenham tido o fenômeno, apenas que não há registro oficial – na floresta amazônica, por exemplo, seria naturalmente mais difícil encontrar essas pedras, o que explica o clarão no Norte do Brasil.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/mapa-aponta-locais-onde-ja-cairam-meteoritos-em-todo-o-mundo.html
Olá, Tainá!!!!
ResponderExcluirDavi derrubou o Golias com um golpe produzido por uma pequena pedra atirada com grande velocidade. Agora imagina, uma pedra muito maior, mais pesada e em altíssima velocidade, nem o Golias Terra aguenta!!!! A pancada dilacera o osso da sua cabeça (superfície do globo) e, amassa o cérebro (nós e os outros seres vivos)!!!!
Verificando a imagem do infográfico, eu levanto a suspeita de que, aonde aconteceram as maiores incidências e/ou as mais violentas quedas desses bólidos espaciais sobre a Terra, teen-se ali naquelas regiões a presença de desertos!!!!
Discuta essa minha observação com algum geólogo conhecido seu!!!!
Um abraço!!!!!