terça-feira, 1 de outubro de 2013

Interrupção de atividades da Nasa não afeta controle da ISS, diz Obama

Maioria das atividades da agência foi paralisada, incluindo site e Facebook.
Nesta terça, Nasa faz 55 anos com menos de 600 funcionários trabalhando.


Perfil da Nasa no Twitter nesta terça-feira (1º), aniversário de 55 anos da agência (Foto: Twitter/Reprodução/Nasa)
Perfil da Nasa no Twitter nesta terça (1º), aniversário de 55 anos da agência (Foto: Twitter/Reprodução/Nasa)

A interrupção da maioria das atividades da agência espacial americana (Nasa) pelo governo dos EUA a partir desta terça-feira (1º) não vai prejudicar o controle da missão da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), garantiu o presidente Barack Obama em discurso na noite de segunda-feira (30).

"A Nasa vai encerrar (as atividades) quase que totalmente, mas o controle da missão permanecerá aberto para apoiar os astronautas que servem na Estação Espacial", disse Obama.
Atualmente, há seis tripulantes na Expedição 37 da ISS: os americanos Michael Hopkins e Karen Nyberg, o italiano Luca Parmitano e os russos Oleg Kotov, Sergey Ryazanskiy e Fyodor Yurchikhin, que comanda a missão.
Nesta terça, dia em que a Nasa completa 55 anos de existência, menos de 600 funcionários dos mais de 18 mil que trabalham para a agência continuam em atividade, segundo o site Space.com. A diminuição do efeitvo é resultado da paralisação federal que entrou em vigor após o Congresso não conseguir aprovar um orçamento sobre gastos do governo. Agora, serviços considerados não essenciais estão suspensos.
Segundo a Nasa, esse número reduzido de funcionários será mantido para "garantir a segurança da vida humana e proteger a propriedade".
Em seu perfil no Twitter e também no do robô Curiosity, que está em Marte há mais de um ano, a agência espacial informou que "devido à paralisação governamental, todas as atividades e os eventos públicos da Nasa serão cancelados ou adiados até novo aviso. Desculpe-nos pela inconveniência". Outro post diz: "Desculpe-nos, mas não vamos twittar/responder a comentários durante a paralisação governamental. Voltamos assim que possível".
O Facebook da Nasa e do Curiosity também não estava ativo na tarde desta terça. No site da agência, fora do ar, havia apenas o aviso: "Devido ao lapso de financiamento do governo federal, este site não está disponível. Lamentamos sinceramente por esse inconveniente. Para obter informações sobre os serviços públicos disponíveis, visite USA.gov".

Na parte de trás, da esq.: os engenheiros de voo Karen Nyberg, Luca Parmitano, Michael Hopkins e Sergey Ryazanskiy. Na frente, da esq.: o comandante Fyodor Yurchikhin e o engenheiro de voo Oleg Kotov (Foto: Lauren Harnett/Nasa)
Integrantes da Expedição 37 da ISS. Na parte de trás, da esq.: os engenheiros de voo Karen Nyberg, Luca Parmitano, Michael Hopkins e Sergey Ryazanskiy. Na frente, da esq.: o comandante Fyodor Yurchikhin e o engenheiro de voo Oleg Kotov (Foto: Lauren Harnett/Nasa)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/10/interrupcao-de-atividades-da-nasa-nao-afeta-controle-da-iss-diz-obama.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário