Agora os cientistas da Nasa conseguiram obter imagens do impacto através de uma sonda chamada LRO que está orbitando a Lua e realizando mapas de alta resolução da superfície do satélite.
A bem sucedida missão de exploração do interior da Lua teve como último ato o seu choque na superfície lunar. Com a nuvem de poeira e gás levantadas pelo impacto, os pesquisadores da Nasa esperam descobrir mais sobre a composição da Lua.
O local da queda estava com sombras no momento do impacto e a LRO teve que esperar até as partículas estarem numa altura suficiente para realizar as observações.
Imagens das crateras geradas pelo impacto das sondas Grail no solo lunar |
A câmera da LRO conseguiu então fazer uma imagem das crateras resultantes da queda da Grail apesar do seu pequeno tamanho.
As duas sondas eram relativamente pequenas. Dois cubos do tamanho aproximado de uma máquina de lavar e massa de cerca de 200 kg. Elas viajavam a cerca de 6.100 km/h quando se chocarem com a superfície lunar.
"Ambas as crateras são relativamente pequenas, em torno de 4 a 6 metros de diâmetro a ambas são marcas fracas e escuras no solo, o que é inusual. "Crateras na lua são tipicamente brilhantes, mas estas podem ser escuras devido ao material das sondas ter se misturado com o material ejetado", disse Mark Robinson, membro do projeto, e pesquisador da Universidade do Estado do Arizona.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1254225-nasa-revela-imagens-de-local-onde-sonda-se-chocou-na-lua.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário