domingo, 5 de janeiro de 2014

Astrônomos nos EUA descobrem o primeiro asteroide do ano

2014 AA é um pequeno objeto que pode ter entrado na Terra e se partido.
Observação foi feita na quarta-feira (1°), no céu próximo a Tucson, Arizona.


2014 AA, o primeiro asteroide de 2014 (Foto: CSS/LPL/UA)
2014 AA, o primeiro asteroide identificado no ano, logo no dia 1º (Foto: CSS/LPL/UA)

Um time de astrônomos americanos descobriu nas primeiras horas de quarta-feira (1º) o primeiro asteroide do ano, batizado de 2014 AA. O pequeno objeto, com 2 ou 3 metros de diâmetro, foi identificado no céu próximo a Tucson, no Arizona.
No momento da observação, o asteroide percorria uma trajetória de potencial impacto com a Terra, mas depois disso – entre as 17h de quarta e o meio-dia de quinta (2) – ele provavelmente entrou na atmosfera do nosso planeta, acreditam os cientistas.
Por causa da incerteza sobre a órbita exata do objeto, os astrônomos sugerem que o provável impacto tenha sido em algum lugar entre a América Central e a África Oriental.
Se isso ocorreu de fato, os pesquisadores avaliam que dificilmente o 2014 AA tenha escapado intacto da atmosfera terrestre. Isso porque foi tomado como exemplo o asteroide 2008 TC3 – do mesmo tamanho do recém-descoberto –, que se desintegrou completamente sobre o céu do Sudão, em outubro de 2008. O TC3 também havia sido identificado pouco antes de entrar na Terra.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/01/astronomos-nos-eua-descobrem-o-primeiro-asteroide-do-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário