terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sonda Rosetta emite sinal para a Terra após 'sono profundo' no espaço

Equipamento da Agência Espacial Europeia emitiu mensagem nesta tarde.
'Olá, mundo", escreveu a conta da sonda Rosetta no Twitter.


Concepção artística da Rosetta liberando sonda Philae ao cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko (Foto: ESA–C. Carreau/ATG medialab)
Concepção artística da Rosetta liberando sonda Philae ao cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. Esta etapa deve acontecer apenas em novembro, segundo previsão da ESA (Foto: ESA–C. Carreau/ATG medialab)

Após ser lançada há dez anos e permanecer os últimos dois anos e meio no espaço em "sono profundo" para guardar energia, a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA) enviou os primeiros sinais para a Terra às 16h18 (horário de Brasília) desta segunda (20).

O equipamento, lançado em 2004 e que está a mais de 800 milhões de km de distância do nosso planeta, foi religado nesta manhã, mas só transmitiu seus primeiros sinais horas depois. Ele está próximo à órbita do planeta Júpiter.
A "mensagem" foi captada pela estação terrestre Goldstone, da agência espacial americana (Nasa), que fica na Califórnia. A informação foi rapidamente confirmada pelo centro de operações da ESA em Darmstadt, na Alemanha.
O sucesso do "despertar" foi anunciado na conta da sonda Rosetta no Twitter (@Esa_Rosetta), que escreveu "Olá, mundo" em 20 idiomas, incluindo o português.
A sonda foi lançada com o objetivo de estudar um cometa em movimento, no caso, o 67P/Churyumov-Gerasimenko, uma massa gigante formada por gelo e pedra que se move rapidamente pelo espaço.
Acredita-se que o corpo celeste seja um remanescente original da época do surgimento do sistema solar, há 4,6 bilhões de anos, e possa dar pistas sobre a aparição da água e da vida na Terra.
O plano é que a Rosetta lance um módulo de aterrissagem, o Philae, sobre o cometa em novembro.
O satélite deverá seguir o cometa até ele se aproximar do Sol. A equipe de cientistas vai monitorar as mudanças que ocorrerem a partir das informações enviadas pelo Philae.
Se der certo, a missão permitirá que cientistas tenham um olhar sem precedentes sobre um dos objetos mais antigos do sistema solar.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/01/sonda-rosetta-emite-sinal-para-terra-apos-sono-profundo-no-espaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário