quinta-feira, 4 de abril de 2013

Arquivo mostra conversa sobre necessidades fisiológicas na Apollo 10

Astronautas riem de situação inusitada durante missão realizada em 1969.
Documento com transcrição, que já foi confidencial, foi divulgado pela Nasa.


Da esquerda para a direita, os astronautas da Apollo 10 Eugene Cernan, John Young e Thomas Stafford (Foto: Divulgação/Nasa)
Da esquerda para a direita, os astronautas da
Apollo 10: Eugene Cernan, John Young e Thomas
Stafford (Foto: Divulgação/Nasa)

O trecho de uma transcrição de conversas ocorridas entre astronautas que participaram da missão Apollo 10, em 1969, tem feito sucesso na internet graças ao seu conteúdo inusitado:  uma discussão sobre fezes.
O diálogo, extraído de um documento divulgado pela agência espacial americana, Nasa, mostra comentários dos astronautas Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan sobre necessidades fisiológicas no espaço.
O texto descreve o momento em que os astronautas conversam a respeito de um pedaço de fezes encontrado e que, segundo o astronauta Eugene Cerman, estaria flutuando pela espaçonave. "Aqui está outro maldito cocô. O que há com vocês, rapazes? (...)", indaga Cernan. Então ouvem-se risadas. "Bem, se fosse eu, certamente saberia que estou c... no chão", diz Cernan em seguida. "Estava flutuando por aí?", pergunta Stafford. "Sim", responde Cernan. Em seguida, eles discutem a consistência de fezes.
A missão Apollo 10 foi o primeiro voo completo de uma espaçonave Apollo ao redor da Lua contendo uma tripulação a bordo. Ela ocorrem entre 18 e 26 de maio de 1969 e, de acordo com a Nasa, funcionou como um teste para a Apollo 11, que levou o homem para pisar pela primeira vez no satélite da Terra dois meses depois. Veja o documento na íntegra, no site da Nasa (em inglês).

Página com a transcrição do diálogo entre astronautas da Apollo 10 (Foto: Reprodução/Nasa)
Página com a transcrição do diálogo entre astronautas da Apollo 10 (Foto: Reprodução/Nasa)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/arquivo-mostra-conversa-sobre-necessidades-fisiologicas-na-apollo-10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário