Uma americana, um russo e um italiano vão permanecer na estação.
Um foguete Soyuz decolou na noite desta terça-feira (28) (tarde no Brasil) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com a nova equipe de astronautas que vão morar na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Segundo o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, a nave decolou às 17h31 (de Brasília) e deve se acoplar à plataforma orbital dentro de apenas seis horas após dar quatro voltas ao redor de nosso planeta. A técnica é chamada de voo expresso.
O cosmonauta russo Fyodor Yurtchikhin, o astronauta italiano Luca Parmitano e a astronauta norte-americana Karen Nyberg estão a bordo do foguete
Segundo a imprensa internacional, o novo procedimento com tripulação foi possível após testes com outras três naves de carga russas, versões não-tripulados da Soyuz utilizadas para levar suprimentos para a estação espacial.
Atécnica de voos expressos começou a ser desenvolvida em 2011. No entanto, o trajeto mais prolongado (de dois dias) era necessário quando a estação estava em uma órbita mais baixa, que atendia os voos dos foguetes espaciais dos Estados Unidos.
Depois que os EUA aposentaram as viagens dos ônibus espaciais, em 2011, a estação foi deslocada para 400 km de altitude, uma órbita que permite um voo mais breve (com um foguete em maior velocidade).
A Rússia quer aplicar o novo procedimento em todos os voos para a ISS, no entanto, a agência espacial americana Nasa tem dúvidas sobre alguns aspectos técnicos, como a obrigação de sentar os astronautas durante o voo, deixando-os incapazes de se mover durante a trajetória.
O foguete espacial Soyuz decolou na noite desta terça-feira, do Cazaquistão (Foto: Mikhail Metzel/AP) |
Os três astronautas foram submetidos a exames antes de ser enviados à Estação Espacial Internacional (ISS), de acordo com agências internacionais (Foto: Yuri Kadobnov/AFP) |
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/foguete-soyuz-decola-com-novos-moradores-da-estacao-espacial.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário