Fenômeno acontece no Death Valley, na Califórnia.
Pedra deixa rastro na Racetrack Playa, no Death Valley, EUA (Foto: Creative Commons/TravOC) |
Um fenômeno misterioso atrai turistas a um parque na Califórnia, nos EUA. Na Racetrack Playa, em Death Valley, diversas pedras se movimentam e deixam um claro rastro no solo.
Uma vez no leito seco do lago, elas se movem – algumas “viajaram” por até 450 metros. Há também aquelas que se movimentam em pares, deixando dois rastros tão sincronizados que parecem ter sido feitos por um carro.
Segundo a Nasa (agência espacial americana), ninguém viu as pedras se movendo de fato, mas a mudança de posição e as trilhas que elas deixam têm intrigado cientistas desde os anos 1940.
“As explicações mais óbvias – ação de animais, gravidade ou tremores de terra—foram descartadas, deixando espaço para várias especulações ao longo dos anos”, afirma a agência em seu site.
Uma das teorias mais aceitas sugere que uma rara combinação de condições de chuva e vento é responsável pelo fenômeno. Segundo uma pesquisa, a chuva molha a superfície do solo, deixando-o firme, mas escorregadio, enquanto ventos fortes empurram as pedras.
Vista de cima das pedras e seus rastros na Racetrack Playa (Foto: NASA/GSFC/Maggie McAdam) |
OBS: Bom pra quem não viu eu já coloquei uma matéria parecida com essa que falava das mesmas pedras,acho muito interessante o jeito misterioso de como elas se movem,só que ainda nem os cientistas sabem ao certo como essas pedras 'andam'
Queria saber a opiniões de vocês leitores,todos devem ter uma teoria sobre essas pedras que se movem sozinhas,entaum quem quiser comentar sobre sua 'teoria das pedras que andam',vai ser bem legal saber!!
O link da matéria antiga: http://astronomianaitaa.blogspot.com.br/2012/11/relembrando-noticiasnasa-investiga.html
Fonte: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/05/pedras-que-andam-e-deixam-rastro-intrigam-turistas-em-vale-dos-eua.html
Não descarto hipótese de fraude, como acontece com os "registros" deixados por ETs em plantações etc.
ResponderExcluirMas a justificativa da NASA também é muito fraca.
Parabéns pelo blog.