terça-feira, 17 de setembro de 2013

Nave russa Soyuz é preparada para levar astronautas à Estação Espacial

Dois russos e um americano devem decolar do Cazaquistão no dia 26.
Nesta quarta (18), cargueiro americano vai levar mantimentos à ISS.


Funcionária do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, aplica adesivos das bandeiras da Rússia e dos EUA no bico da nave Soyuz TMA- 10M, nesta terça (17) (Foto: STR/AFP)
Funcionária do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, aplica adesivos das bandeiras da Rússia e dos EUA no bico da nave Soyuz TMA-10M, nesta terça (17); ao lado, os últimos preparativos (Foto: STR/AFP)

Funcionários do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, finalizam os procedimentos para decolagem da nave Soyuz TMA-10M no dia 26. A missão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) levará os astronautas Michael Hopkins, dos EUA, e Oleg Kotov e Sergei Ryazansky, da Rússia.
Os três farão parte da Expedição 37 da ISS e se juntarão à americana Karen Nyberg, ao italiano Luca Parmitano e ao russo Fyodor Yurchikhin, todos engenheiros de voo, que estão na estação desde o dia 14 de maio. Yurchikhin assumiu o controle da ISS após a volta do comandante russo Pavel Vinogradov, no dia 11.
Na imagem acima, uma funcionária do cosmódromo de Baikonur é vista aplicando adesivos das bandeiras da Rússia e dos EUA no bico da nave Soyuz. Desde que os ônibus da agência espacial americana (Nasa) foram aposentados, em 2011, os EUA têm contado com a Rússia para levar tripulantes e mantimentos à ISS.
Para esta quarta-feira (18), nos EUA, também está previsto o lançamento do foguete Antares com a nave de carga Cygnus, da empresa privada Orbital Sciences Corporation, rumo à Estação Espacial.
A decolagem será feita da Ilha Wallops, na Virgínia, e estava prevista inicialmente para esta terça (17). Por conta de problemas de comunicação entre o centro de controle e o foguete, o lançamento foi adiado em um dia. O cargueiro levará mantimentos e equipamentos aos astronautas.
Astronauta Michael Hopkins, que irá à ISS no dia 26, participou de treinamento no cosmódromo de Baikonur no sábado (14) (Foto: STR/AFP)
Astronauta americano Michael Hopkins, que irá à ISS no dia 26, participou de treinamento no cosmódromo de Baikonur no sábado (14) (Foto: STR/AFP)

Foguete Antares com a nave de carga Cygnus são vistos nesta terça (17) na ilha de Wallops, Virgínia (Foto: Bill Ingalls/Nasa/AFP)
Foguete Antares com a nave de carga Cygnus é visto nesta terça-feira (17) em base de lançamento na Ilha Wallops, Virgínia (Foto: Bill Ingalls/Nasa/AFP)

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/09/nave-russa-soyuz-e-preparada-para-levar-astronautas-estacao-espacial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário