sábado, 3 de agosto de 2013

Curiosity completa um ano em Marte; veja vídeo de seu trajeto

Robô já enviou mais de 70 mil imagens à Nasa desde início da missão.
Curiosity identificou evidências de que Marte teve condições de abrigar vida.


A agência espacial americana (Nasa) divulgou um vídeo que mostra, em dois minutos, o trajeto percorrido pelo robô Curiosity durante um ano de exploração em Marte. As imagens foram liberadas nesta sexta-feira (2).
O robô está prestes a completar um ano no planeta vermelho - ele pousou no dia 5 de agosto de 2012. Desde então, cumpriu seu principal objetivo científico, de acordo com a agência espacial: identificar evidências de que Marte teve condições de abrigar vida no passado.
O Curiosity já enviou mais de 70 mil imagens e 190 gigabits de informações para a Terra; já lançou mais de 75 mil raios laser na superfície marciana, para analisar e explorar o planeta; já coletou amostras de ao menos duas rochas e já percorreu mais de 1,5 km no planeta vermelho.
O "laboratório móvel", como é chamado pela Nasa, também está realizando estudos que no futuro vão ajudar os seres humanos a concretizar explorações planetárias.
"As marcas do veículo de hoje vão levar à pegadas de botas no futuro", disse o diretor da Nasa, Charles Bolden, em nota lançada pela instituição. "O sucesso do Curiosity - do pouso dramático, há um ano atrás, até as descobertas científicas - nos fazem pensar em futuras expedições, inclusive em enviar humanos para um asteróide e para Marte", afirmou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/curiosity-completa-um-ano-em-marte-veja-video-de-seu-trajeto.html

Um comentário: