sábado, 10 de agosto de 2013

Astronautas gêmeos idênticos vão ser 'cobaias' de pesquisa genética

Mark Kelly será pesquisado em terra, e Scott Kelly, em órbita.
Objetivo da Nasa é estudar impactos de voos espaciais de longa duração.

Os únicos astronautas gêmeos idênticos da Nasa devem servir de cobaias para pesquisas que estudam os impactos genéticos de voos espaciais de longa duração.
O astronauta Mark Kelly, que comandou quatro missões do ônibus espacial, inclusive o último voo do Endeavour, será o objeto de pesquisa na Terra, enquanto seu irmão gêmeo será submetido à pesquisa em órbita.
Kelly deixou a Nasa em 2011 para cuidar de sua esposa, a ex-deputada Gabrielle Giffords.
Ela levou um tiro na cabeça em janeiro de 2011, quando um atirador abriu fogo durante um evento político no Arizona, matando seis pessoas e ferindo outras 26.
Seu irmão, Scott Kelly, está se preparando para uma missão a bordo da Estação Espacial Internacional, que vai durar um ano.
"Essa é a nossa primeira incursão na pesquisa dos aspectos genéticos do voo espacial", disse John Charles, cientista-chefe do programa de pesquisa com seres humanos do Centro Espacial Johnson, em Houston.
"Um estudo como esse será, principalmente, observacional, vamos apenas ver o que conseguimos descobrir," ele disse.
A agência espacial dos EUA está pedindo a pesquisadores ideias sobre possíveis experiências.
Os cientistas estariam procurando diferenças genéticas nos gêmeos, já que um irmão estará vivendo no ambiente sem gravidade do espaço e o outro estará na Terra.
Scott Kelly, que terá como companheiro o cosmonauta russo Mikhail Kornienko durante o voo espacial de um ano, deverá embarcar na estação em março de 2015, cerca de um mês depois que ele e seu irmão completarem 50 anos.
Os astronautas gêmeos americanos Scott (à esq.) e Mark Kelly pouco antes do lançamento da nave russa Soyuz, em outubro de 2010, em Baikonur, no Cazaquistão (Foto: AP)
Os astronautas gêmeos americanos Scott (à esq.) e Mark Kelly pouco antes do lançamento da nave russa Soyuz, em outubro de 2010, em Baikonur, no Cazaquistão (Foto: AP)

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/astronautas-gemeos-identicos-vao-ser-cobaias-de-pesquisa-genetica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário