segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Telescópio no norte do Chile capta nova imagem do 'cometa do século'

Ison viaja em direção ao Sol para um possível 'encontro' no dia 28.
Se ultrapassar o astro sem derreter, cometa ficará ainda mais brilhante.


Cometa Ison (Foto: ESO)
Cometa Ison em imagem obtida na sexta-feira (15) por telescópio instalado no norte do Chile (Foto: ESO)

Um telescópio instalado no Observatório La Silla, no norte do Chile, registrou uma nova imagem do cometa Ison, conhecido como "cometa do século", que já pode ser visto a olho nu e viaja em direção ao Sol, com o qual deve se "encontrar" no dia 28.
Na verdade, o Ison deve ficar no máximo a 1,2 milhão de quilômetros de distância da superfície solar, onde poderá se desintegrar por causa da temperatura extrema. Caso o cometa sobreviva à passagem pelo Sol, poderá então se tornar incrivelmente brilhante no céu da manhã.
A imagem acima combina quatro exposições diferentes, de 30 segundos cada, obtidas com filtros azul, verde, vermelho e infravermelho. As estrelas ao fundo aparecem como múltiplos pontos coloridos.
Esse cometa foi descoberto pela primeira vez em setembro do ano passado, e desta vez quem o viu foi o telescópio belga Trappist, que monitora o Ison desde outubro em La Silla. Normalmente, o equipamento se dedica a detectar e estudar planetas fora do Sistema Solar e cometas que orbitam em torno do Sol.
Segundo os astrônomos, o Ison se manteve relativamente calmo até o dia 1° deste mês, quando liberou uma grande quantidade de gás e poeira. Na quarta-feira passada (13), houve uma segunda liberação de matéria, aumentando ainda mais sua atividade.
Essas perdas de material foram causadas pelo intenso calor do Sol, cuja radiação atinge o minúsculo núcleo de gelo do cometa à medida que ele se aproxima do astro.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/telescopio-no-norte-do-chile-capta-nova-imagem-do-cometa-do-seculo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário