A nave de carga europeia ATV-2, ou "Johannes Kepler", vai deixar nesta segunda-feira a ISS (sigla em inglês da Estação Espacial Internacional), após quatro meses de missão no espaço.
"O desacoplamento da nave do módulo russo Zvezda está previsto para as 18h52 hora de Moscou [11h52 do horário de Brasília]", declarou o porta-voz do CCVE (Centro de Controle de Voos Espaciais) da Rússia, Valeri Lindin, citado pela agência de notícias Interfax.
As partes do cargueiro que não se queimarem ao atravessar a atmosfera terrestre cairão no Pacífico Sul às 17h52 do horário de Brasília, informou a Nasa (agência espacial americana).
A nave de carga contém, além de lixo, uma caixa-preta que recolherá informações durante a desintegração do módulo e será enviada à Terra.
Lançada em 17 de fevereiro, a nave chegou à ISS sete dias depois. A nave abasteceu a tripulação da ISS com 7,1 toneladas de provisões, entre elas 1,6 tonelada de carga seca (entre comida, roupa e equipamentos), 850 quilos de combustível e 100 quilos de oxigênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário