quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Astronauta Neil Armstrong recebe tributo na Catedral de Washington

Homenagem contou com a presença de autoridades, familiares e amigos.
Primeiro homem a pisar na Lua morreu aos 82 anos no dia 25 de agosto.


O astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, que morreu aos 82 anos no dia 25 de agosto, recebeu uma homenagem da agência espacial americana (Nasa) nesta quinta-feira (13), na Catedral Nacional de Washington.
Participaram da cerimônia familiares, amigos, os dois companheiros da missão Apollo 11 – os astronautas aposentados Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins –; o comandante da missão Apollo 17, Eugene Cernan; o primeiro americano a orbitar a Terra e atual senador, John Glenn; e o administrador da Nasa, Charles Bolden, entre outras autoridades.
Missa Armstrong (Foto: Evan Vucci/Reuters)
Familiares, amigos e autoridades lotaram a Catedral Nacional de Washington (Foto: Evan Vucci/Reuters)

A cantora Diana Krall também marcou presença e interpretou a canção "Fly me to the Moon", de Frank Sinatra. A banda da Marinha americana, o coral da catedral e músicos do Metropolitan Opera prestaram mais homenagens, comandadas pelo bispo de Washington, Mariann Edgar Budde.

Missa Armstrong (Foto: Evan Vucci/Reuters)
'Buzz' Aldrin, o casal Ann Glenn e John Glenn e a cantora Diana Krall foram a tributo (Foto: Evan Vucci/Reuters)

O funeral contou ainda com um pronunciamento de Bolden, de Cernan e do ex-secretário do Tesouro John Snow, além de uma oração de Collins. Durante todo o ato, Armstrong foi descrito como um "herói humilde que levou a humanidade ao espaço".
"Neil sempre será lembrado por dar o primeiro passo da humanidade em outro mundo. Mas foi a coragem, a graça e a humildade que ele mostrou ao longo da vida que o levaram acima das estrelas", destacou Bolden.

Missa Armstrong (Foto: Evan Vucci/Reuters)
Astronauta aposentado Michael Collins lê oração durante a cerimônia nos EUA (Foto: Evan Vucci/Reuters)

Segundo o chefe da Nasa, Armstrong deixou mais do que pegadas e uma bandeira na Lua, mas abriu o caminho para futuros exploradores americanos serem os primeiros a pisar em Marte ou em outro planeta.

Missa Armstrong (Foto: Evan Vucci/Reuters)
Detalhe da missa e, à direita, a gravata de 'Buzz' Aldrin com motivos espaciais (Foto: Evan Vucci/Reuters)

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/astronauta-neil-armstrong-recebe-tributo-na-catedral-de-washington.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário